02 DE MAIO DE 2024
Reconhecimento à trajetória de Celene de Castro aconteceu na última terça-feira (30) no Salão Nobre Helly de Campos Melges
Entrega da homenagem aconteceu na noite de 30 de abril
Educadora há 36 anos, Celene de Castro recebeu Medalha de Mérito Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba, em reunião solene na terça-feira (30), no Salão Nobre Helly de Campos Melges. A homenagem é de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PRD).
Celene, que é diretora desde 2014 da Escola Municipal Professor Carlos Sodero, localizada no bairro Boa Esperança, esteve na solenidade acompanhada do marido, Renan Almeida. “Estar na educação é transformação como pessoa e como profissional. Muitas passaram e passam por mim tiveram influência na minha vida pessoal e profissional. Elas me tornaram melhor a cada dia. O percurso foi longo e cheio de obstáculos. Os desafios me fortaleceram, até chegar ao meu objetivo de ser diretora”, disse.
Ao justificar a entrega da medalha, o vereador Thiago Ribeiro contou ao público como conhece Celene, no ano de 2021, quando iniciou as visitas às escolas do município. “Nesse vai e vem, visitando as escolas, eu conheci a Escola Municipal Professor Carlos Sodero. E ao chegar lá eu me deparei com uma líder, com uma pessoa que teve o dom de trazer a comunidade para dentro da escola e que levou a escola para a comunidade”, declarou.
A reunião solene para a entrega da Medalha de Mérito Legislativo aconteceu por força do decreto legislativo 46/2023. O vereador também entregou a moção de aplausos 204/2023, em homenagem aos 40 anos de atividades da Escola Municipal Professor Carlos Sodero.
A HOMENAGEADA – Nascida no dia 21 de junho de 1968, Celene de Castro é natural de Pederneiras (SP). Desde a infância, ela auxiliava a mãe nas entregas de salgados, mas sempre manteve o sonho de se tornar professora.
Seus estudos começaram no Sesi e ela fez o ginásio em uma escola pública, além de cursar magistério na Escola Anchieta, na sua cidade Natal.
Em 1989, iniciou a graduação na Unesp de Bauru e começou a lecionar eventualmente nas escolas da cidade. Em 1993, mudou-se para Piracicaba em busca de oportunidades profissionais e começou a trabalhar como professora eventual na Escola Estadual Professora Olivia Bianco.
Em 1999 prestou o primeiro concurso, mas não foi aprovada por apenas um ponto. Durante cinco anos, trabalhou como substituta e eventual em escolas estaduais. Em 2005, passou a atuar como substituta na Escola João Perin, no bairro Nova Suíça, pela Rede Municipal de Educação de Piracicaba.
Em 2006, foi aprovada em 70° lugar em um concurso da Prefeitura de Piracicaba. No ano seguinte, começou a lecionar na Escola Municipal Professor Manoel Rodrigues Lourenço, no bairro Pau Queimado. Em 2008, iniciou o curso de pedagogia em Araras visando se tornar diretora. Em 2013, ficou em segundo lugar na seleção para direção escolar e escolheu a Escola Municipal Professor Carlos Sodero, onde assumiu o cargo de diretora.