
10 DE MAIO DE 2018
Vereadora falou sobre convênio Detecta, sistema de monitoramento criminal
No dia 19 de abril, a vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), participou de reunião com o prefeito Barjas Negri (PSDB) para apresentar projetos para a segurança pública e melhorias na qualidade de vida da população.
Dentre os assuntos, a parlamentar falou sobre o convênio Detecta, sistema inteligente de monitoramento criminal da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo que será de grande contribuição para a segurança do nosso município, bem como propiciará economia de milhões de reais na contratação de sistema integrador de banco de dados similar da iniciativa privada.
O projeto emite alertas de situações de crimes e integra bancos de dados policiais e de outros órgãos, como RDO (Registro Digital de Ocorrência), IIRGD (Instituto de Identificação), Sistema Operacional da PM (SIOPM - 190), Infocrim, Fotocrim (Sistema de Fotos Criminais), além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran, que só são disponibilizados para órgãos públicos que aceitam os termos do convênio.
Barjas Negri considerou os pontos e necessidades expostas e enviou o projeto de lei municipal 108/2018 para a Câmara de Vereadores, em que pede a autorização para celebrar convênio com o Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública.
“Esse sistema irá permitir que a Guarda Civil receba informações de registros de ocorrências, o que irá potencializar suas ações na área de segurança pública, na identificação de veículos envolvidos em crimes. Além disso, dará maior agilidade, objetividade e eficiência no combate à criminalidade, e trará maior integração entre Guarda Civil, Polícia Militar e Polícia Civil. Essas providências trazem maior segurança e qualidade de vida para a população”, argumenta Coronel Adriana.