PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE ABRIL DE 2019

Coronel Adriana homenageou Patrulha Maria da Penha


Equipe Patrulha Maria da Penha recebeu voto de congratulações



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Entrega de voto de congratulações a Patrulha Maria da Penha

Entrega de voto de congratulações a Patrulha Maria da Penha
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Entrega de voto de congratulações a Patrulha Maria da Penha

Entrega de voto de congratulações a Patrulha Maria da Penha
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Entrega de voto de congratulações a Patrulha Maria da Penha

Entrega de voto de congratulações a Patrulha Maria da Penha
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Entrega de voto de congratulações a Patrulha Maria da Penha



A vereadora Coronel Adriana Cristina Sgrignero Nunes, a Coronel Adriana (PPS) entregou na noite desta quinta-feira (11), voto de congratulações à Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal de Piracicaba, pelo trabalho desenvolvido no ano de 2018.

Em maio de 2017, por iniciativa da Comandante da Guarda Civil Municipal, a Inspetora Lucineide Aparecida Maciel e com o total apoio do Prefeito Municipal Barjas Negri, a Patrulha Maria da Penha foi criada e vem realizando serviços relevantes para o município.

A equipe é formada pela Subinspetora Sonia Pateis de França  e oito Guardas Civis, sendo quatro  mulheres e quatro  homens, que fazem o monitoramento 24 horas das mulheres vítimas de violência e para as quais foram decretadas medidas protetivas pelo Judiciário local.

Sua atuação consiste em proteger as mulheres vítimas de violência de gênero, doméstica ou familiar, fiscalizando se as medidas protetivas expedidas estão sendo cumpridas e também realizam entrevistas com essas mulheres a fim de encaminhá-las para os serviços de apoio que o município oferece.

De janeiro a novembro de 2018, foram atendidas 317 mulheres com medidas protetivas decretadas, realizadas 8.169 rondas, 11 agressores que descumpriram as medidas foram presos flagrante.

Esses números apontam que a implantação da Patrulha Maria da Penha, mais do que bem-vinda, era necessária e para implementar e divulgar o trabalho está sendo desenvolvida uma campanha publicitária composta por frases que levam a reflexão sobre sinais que apontam quando uma mulher é vítima de violência, mesmo sem perceber, como por exemplo: “Nada que te faça sofrer é prova de amor”, acompanhadas pelo número 153, que recebe as denúncias 24 horas e adesivos serão distribuídos para a população.

Os relatos das mulheres atendidas indicam que agora se sentem mais seguras para denunciar o agressor, uma vez que poderão contar com o apoio da Patrulha Maria da Penha e da Rede de Proteção à Mulher que opera na cidade.

Ao receber a homenagem a Comandante da Guarda Civil Municipal, Inspetora Lucineide Aparecida Maciel, agradeceu a vereadora Coronel Adriana pela homenagem e o reconhecimento do trabalho desenvolvido por sua equipe e aos parceiros que apoiaram o programa desde sua criação.

De acordo com a Inspetora Lucineide, só uma pequena parcela denuncia seus parceiros. “É preciso que a mulher reconheça a violência e denuncie, sem a denúncia nada pode ser feito e as agressões pode acabar em feminicidio”, disse A Comandante da Guarda.

“Para mim é uma grande hora poder homenagear toda a  idealizadora da Patrulha Maria da Penha, que é uma mulher com visão de mulher e  a essa equipe maravilhosa e motivada para o trabalho. Graças ao trabalho de todos vocês, muitas vidas estão sendo salvas. O programa é a melhor política pública de prevenção contra a violência a mulher”, disse a vereadora Coronel Adriana.



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Homenagem Adriana Nunes

Notícias relacionadas