PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 23 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

23 DE MAIO DE 2025

'Conscientização e Prevenção à Hipertensão Arterial' entra no calendário oficial


Abril passa a ser, anualmente, o mês de realização da campanha no município, conforme projeto de lei do vereador Marco Bicheiro, aprovado em segunda discussão



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Projeto de lei de Marco Bicheiro foi aprovado em segunda discussão nesta quinta-feira



A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou em segunda discussão, nesta quinta-feira (23), durante a 28ª Reunião Ordinária, o projeto de lei 80/2025, pelo qual abril se torna o "Mês de Conscientização e Prevenção à Hipertensão Arterial", com a campanha passando a integrar o calendário oficial de eventos da cidade. O texto ainda depende da sanção do prefeito para virar lei.

A proposta partiu do vereador Marco Bicheiro (PSDB), que também é médico. "A hipertensão é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial. É fundamental diagnosticar a origem do problema, para que seja introduzido o tratamento adequado", diz o parlamentar, na justificativa do projeto de lei.

Marco Bicheiro lista os sintomas da hipertensão arterial. "Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser os sinais de alerta. Entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante medir regularmente a pressão arterial."

Entre as principais causas da condição, estão obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento. "O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até dez anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados, também colabora para o surgimento da hipertensão", diz o vereador.

"A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, com mudança de hábitos alimentares, redução no consumo de sal e prática de atividade física regular, além de não fumar e de moderar o consumo de álcool", conclui Marco Bicheiro.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Legislativo Marco Bicheiro

Notícias relacionadas