
22 DE NOVEMBRO DE 2018
Os alunos aprenderam sobre a história de Piracicaba e da instalação da Câmara
O vereador Maestro Jonson recebeu os alunos na manhã desta quinta-feira (22)
O programa Conheça o Legislativo recebeu mais uma vez alunos da Escola Estadual Morais Barros, desta vez, os alunos do segundo ano, na manhã desta quinta-feira (22). O convite foi feito pelo vereador Jonson Sarapu de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB), e realizado no salão nobre Prof. Helly de Campos Melges, do prédio principal da Câmara de Vereadores. Outras turmas da mesma escola já haviam participado em dias anteriores.
O vereador Maestro Jonson se apresentou aos alunos contando sobre a época que estudou na escola, e o quanto é um prazer recebê-los. “É importante conhecermos a história da nossa cidade, pois um povo que não guarda sua história, é um povo sem identidade”, declarou.
Do Departamento de Documentação e Transparência, Luana Arcangeleti explicou aos estudantes como eram levadas as informações para diferentes povoados na idade média, e com isso, o Rei D. Afonso Henriques dividiu os territórios colocando homens de confiança e representantes, que atualmente se encaixa na função de vereador.
Ela também contou fatos sobre a cidade de Piracicaba quando ainda levava o nome de Vila Nova da Constituição em 1823, com uma população de 2.200, com apenas três vereadores e 354 eleitores válidos.
Prudente de Moraes Barros também foi citado pela estagiária, eleito o vereador mais votado em 1864, primeiro presidente Civil e que iniciou a carreira política em Piracicaba.
Bruno Didoné de Oliveira, também do Departamento de Documentação e Transparência, exemplificou a separação dos poderes: sendo a Câmara atuando no âmbito Legislativo, a prefeitura no Executivo e o fórum no Judiciário.
Os alunos participaram de uma simulação de sessão camarária com o projeto de lei fictício sobre a proibição de celulares em sala de aula. Seis alunos subiram à tribuna para defender seus votos, tendo no total 16 votos contrários daqueles que interpretaram os vereadores, levando a rejeição do projeto.