PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

02 DE AGOSTO DE 2007

Comturpi recebe proposta para criação de planetário


O Conselho Municipal de Turismo de Piracicaba (Comturpi) realizou no último dias 30, às 18h30 reunião extraordinária nas dependências do Observatório Astronômico de (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


O Conselho Municipal de Turismo de Piracicaba (Comturpi) realizou no último dias 30, às 18h30 reunião extraordinária nas dependências do Observatório Astronômico de Piracicaba.

Na oportunidade, o Astrônomo Nelson Travnick ressaltou a importância de Piracicaba tornar realidade a criação de um Planetário como forma de incrementar projetos na área de educação, cultura, turismo e lazer.
 
O secretário municipal de Turismo, José Omir Lourenço, que também responde pela presidência do Comturpi recebeu das mãos de Nelson Travnik o esboço de projeto  elaborado pela empresa Sphaera Planetaria Ltda.

Os estudos serão encaminhados ao prefeito Barjas Negri. A expectativa é que Piracicaba implante o projeto nos moldes do que foi aplicado na cidade de Itatiba. também espera-se que a união do empresariado local possa recorrer ao sistema alemâo, devido ao recursos técnicos disponibilizados. 
 
As mais de 40 pessoas que comparecerem à reunião extraordinária do Conselho de Turismo também puderam acompanhar a homenagem dispensada ao professor Elias Salum, como um dos principais idealizadores do Observatório Municipal, que ganhou uma placa comemorativa.

Na reunião, o representante da Câmara de Vereadores na formação do Comturpi, Pedro Secamile enfatizou a importância de parceria entre o poder público e o empresariado local visando a implementação do Planetário.

Também considerou ano de 2009 como o ano Internacional da Astronomia, onde Piracicaba poderia se incluir no ról das poucas cidades brasileiras detentoras de planetários.
 
Também como parte integrante dos eventos da noite foi reservado momento especial para homenagear participantes 1.ª reunião de fundação da Associação de Amadores de Astronomia de Piracicaba, em 24 de junho de 1981, na Sociedade Sírio Libanesa de Piracicaba.

Os laureados ganharam a fixação de placa de bronze, no hall de entrada do Observatório, destando os nomes de: Elias Salum, Moacyr O. Camponês do Brasil, Benedito Jorge , Wesley Correia Sucazas, Dirceu J. Capeletti, Glastone de Jorge, Antonio Geraldo Buck, Lineu Siqueira, Arnaldo Riciardi, Enéas Salatti, Luiz Gonzaga do Prado Filho, Helio da Silva Furlan, Edson DA Silva Furlan, Lino Vitti, Afonso Salatti, Fernando R. Furlan, Ari Mariano Costa, Antonio Martins Oliveira, José Elias, Júlio Cesar Monteiro.

UMA ORIGEM ANTIGA

Foi o matemático grego Arquimedes (287-212 a.C.) de Siracusa, o primeiro a imaginar e construir um aparelho capaz de demonstrar os movimentos dos corpos celestes.

Ela consistia de um globo oco no interior do qual se achavam desenhadas as principais constelações que o observador podia ver através de aberturas nele existentes.

O movimento do globo era obtido por uma roda d gua. Depois da tomada de Siracusa, o engenhoso aparelho foi doado a Pedro, o Grande da Rússia e instalado no Palácio Imperial de São Petesburgo.

Vários outros empreendimentos viram-se realizados na tentativa de reproduzir com perfeição o céu estrelado. 

Foi somente em 1923 que o engenheiro alemão Walther Bauersfeld (1879-1959), da firma Carl Zeiss, da cidade de Jena, na Alemanha conseguiu dar maior realismo à criação do firmamento por projeção cuma cúpula.

A partir daí os planetários sofreram inúmeras inovações tecnológicas e hoje praticamente existem em todas as grandes cidades.  

Apesar de fabricados em vários países como Japão, França e Estados Unidos, a Alemanha através da Carl Zeiss é que detém, fruto de sua larga experiência e avançada tecnologia, a hegemonia na fabricação de planetários.

No Brasil, dos 19 planetários instalados, 18 são da firma alemã.


UM TEATRO DE EMOÇÕES

O planetário é um aparelho ótico, mecânico e eletrônico que projeta o céu artificial visto de qualquer época do ano e de qualquer latitude.

Quem nunca foi ao Hemisfério Norte poderá ver as constelações e estrelas que jamais verá da nossa região e com a vantagem de poder apreciar o céu isento de luz e poluição.

Como um cinema, no planetário podemos assitir a uma sessão, não de filmes, mas de explicações científicas sobre os astros do universo e alguns fenômenos mais importantes que ocorrem no céu.

Alguns que levariam dezenas ou mesmo centenas de anos para acontecer novamente, no planetário isto pode ser feito em apenas alguns minutos.

A sessão começa com o sol se pondo no horizonte e com o surgimento do crepúsculo ao som de música clássica.

Os espectadores vão se deleitando com o gradual surgimento da noite. As primeiras estrelas, as mais brilhantes aparecem.

Gradativamente, o céu vai-se tornando cada vez mais escuro e como num passe de mágica, a abóboda do plenetário vê-se inteiramente tomada por miríadas de estrelas.

Exlamações de admiração fluem naturalmente dos espectadores. E, nesta hora muitos lembram Bilac: Ora direi ouvir estrelas? Certo! Assim, os habitantes das cidades, impedidos pela poluição luminosa e atmosférica de vislumbrar esse fascinante espetáculo da natureza, podem apreciar o céu como realmente é, mas que poucos conhecem.

Mas, este é apenas o começo de um verdadeiro show cósmico. A imagem da lua e dos planetas vistos a olho nú e, através do telescópio é mostrada com extraordinária definição.

Meteoros, galáxias e nebulosas surgem e causam viva admiração nos espectadores. Como o ser humano detém o poder da máquina, o projetor do plenetário pode fazer o céu andar para a frente ou para trás, acelerar ou retardar o tempo.

Assim, não se admire por exemplo da programação de fim de ano, quando você poderá ver o aspecto do céu exatamente como foi visto pelos habitantes de Belém, na noite do nascimento de Jesus.

Não é pois de estranhar que o planetário é um aparelho de inestimável valor em pesquisa histórica e também largamente utilizado nos centros espaciais, aeronáutica e marinha.

No Rio de Janeiro, a marinha mantém para treinamento o seu Planetário Naval. O Planetário é pois um empreendimento único, sem similar entre as diversas áreas da Educação, Cultura, Turismo e Lazer.

"É um centro de descobertas, aventura, emoção e pesquisas históricas. É um fantástico espetáculo multimídia através do qual viajamos no tempo e no espaço", disse o Astrônomo Nelson Travnick, responsável pelo Observatório Astronômico de Piracicaba da defesa da implantação de um Planetário na cidade.

INDICAÇÃO

A implantação de um Planetário em Piracicaba também é defendida pelo vereador Euclides Buzetto (PT). O parlamentar disse que enviará uma Indicação ao prefeito municipal Barjas Negri (PSDB) para tornar realidade o projeto em Piracicaba, sendo que as dependências do Engenho Central, ou mesmo outras localidades, a exemplo das dependências da nova Biblioteca Municipal, em área central de Piracicaba, Rua Saldanha Marinho com Rua Tiradentes poderá contemplar o empreendimento.

O vereador Eulcides Buzetto também anuncia que no próximo dia 31 de agosto estará na cidade de Itatiba/SP, quando observará o funcionamento do Planetário naquela localidade, o que poderá dinamizar o projeto em Piracicaba.

Texto e foto: Martim Vieira MTb 21.939


 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Euclides Buzetto

Notícias relacionadas