PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE MARÇO DE 2007

Combate contra a dengue poderá ganhar reforço homeopático


A depender da vontade do vereador e vice-presidente da Câmara de Piracicaba, Francisco Edilson dos Santos, o chico da Água (PSB) o combate contra a dengue poderá co (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A depender da vontade do vereador e vice-presidente da Câmara de Piracicaba, Francisco Edilson dos Santos (foto), o Chico da Água (PSB) o combate contra a dengue poderá contar com a experiência da cidade de São José do Rio Preto/SP, na implantação de programa que usa os conhecimentos da homeopatia no combate contra a dengue.

Na justificativa à Indicação enviada ao Executivo municipal, o vereador Francisco Edilson avalia que a cidade de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, está combatendo a dengue também com a homeopatia. A sugestão é que o prefeito Barjas Negri (PSDB) possa adotar programa semelhante em Piracicaba.

A expectativa é que nos próximo dias, 100 mil doses de um complexo homeopático serão distribuídos nas 23 unidades de saúde daquela municipalidade.

O objetivo é tentar bloquear a doença, evitando uma epidemia e tratando os moradores contra a dengue dos tipos clássica e hemorrágica.

No ano passado, o município contabilizou mais de 12 mil casos de dengue. Neste ano, já há mais de 300 casos suspeitos e 60 confirmados.

A aplicação está sendo feita em uma dose sublingual. Qualquer morador poderá receber o complexo, formado por três tipos de medicamentos: o Eupatorium 30 CH, retirado de uma planta americana; o Crotalus horridus 30 CH (veneno de uma cobra cascavel americana) e o phosphoros 30 CH (fósforo mineral).

No ano de 2001, em caráter experimental, 2 mil doses de Eupatorium 30 CH foram aplicadas em um dos bairros daquela cidade, que era o mais infectado, reduzindo os casos da doença drasticamente. Hoje, é um dos bairros com menos casos de dengue na cidade.

A cidade de São José do Rio Preto já tem postos que disponibilizam remédios e tratamento homeopático, mas esta está sendo a primeira vez que ele estará em todas as unidades.

Enfermeiros e médicos da rede municipal foram treinados para aplicar o produto, cujo custo por unidade é de R$ 0,01. As 100 mil doses custarão apenas R$ 1 mil para os cofres públicos.

Cada morador que recebe a dose deixa registrados nome, endereço e outros dados na unidade. Esses dados serão usados posteriormente para elaboração de estatísticas sobre a doença no município. 

O vereador Francisco Edilson também destaca que outras cidades da região, a exemplo de Ribeirão Preto também deve adotar a medida. A Secretaria de Saúde do município deverá assinar um convênio com o Instituto de Homeopatia Lamasson, que está realizando a pesquisa.

MARTIM VIEIRA MTB 21.939
FOTO: FABRICE DESMONTS MTB 22.946



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Chico D''Água

Notícias relacionadas