29 DE AGOSTO DE 2018
Iniciativa da vereadora Coronel Adriana (PPS), o tenente-coronel Willians de Cerqueira Leite Martins recebeu Título de Cidadão Piracicabano
Solenidade aconteceu nesta quarta-feira (29) no Salão Nobre Helly de Campos Melges
Comandante do 10º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar no Interior), tenente-coronel Willians Cerqueira Leite Martins enalteceu a integração das corporações de segurança na cidade ao discursar na reunião solene em que recebeu o Título de Cidadão Piracicabano, na noite desta quarta-feira (29), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”. A iniciativa partiu da vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS).
“É uma sinergia, a nossa força, sozinha, é pouca, mas se junta, ela se soma, e isso é uma realidade em Piracicaba, a primeira entre as cidades com mais de 200 mil habitantes com melhor segurança, e sempre um ajudando ao outro, eu agradeço a todos, muito obrigado”, disse o comandante.
A gestão do tenente-coronel à frente do 10º BPM/I tem conquistado bons resultados, como demonstram os números de homicídio doloso, furto e roubo, e furto e roubo de veículos divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. O desempenho rendeu o grau Prata do Prêmio Polícia Miliar da Qualidade 2017, concedido ao batalhão pelo Estado.
“Tenho a honra de receber essa homenagem, mas é importante compartilhar com quem está na rua, neste momento, e com todos que estão aqui, essa divisão com eles é muito importante”, disse o tenente-coronel, reforçando a unidade das corporações de segurança no município.
A solenidade marcou ainda a homenagem ao Policial Padrão, quando profissionais de cada uma das corporações que atuam na cidade foram reconhecidos. Foi entregue a Adilson Marcelo de Souza, representando a Guarda Civil Municipal; ao delegado da Dise, Demétrios Gondim Coelho, pela Polícia Civil; ao delegado Florisvaldo Emílio das Neves, da Polícia Federal; e ao 1º-sargento Rodrigo Tedeschi, pela Polícia Militar.
Representando o prefeito Barjas Negri (PSDB), a comandante da Guarda Civil Municipal, Lucineide Maciel Corrêa, destacou a importância das corporações para “o crescimento da cidade” e a “tranquilidade do município”. Destacou o papel da Comuse (Comissão Municipal de Segurança) na avaliação constante do combate à criminalidade.
“Essa é uma homenagem justa e importante para que dê mais forças para as corporações realizarem o trabalho na cidade”, disse Lucineide.
O diretor do Fórum da Comarca de Piracicaba, Marcos Douglas Velloso Balbino da Silva, pediu que os governantes também deem o “devido valor” às corporações de segurança. “Não só valorização com títulos, mas com vencimentos, com estrutura e visão de futuro”, disse.
Júlio Moacir Fagundes, 1º-tenente e delegado da 10ª Delegacia do Serviço Militar de Piracicaba, classificou a homenagem como “justa”, lembrou que o Exército trabalha com ferramentas de valorização dos recursos humanos e destacou que é “muito bom ser homenageado”, concluiu.
O comandante do CPI-9, Érico Hammerschimidt Jr., enalteceu a atuação policial como um sacerdócio. “Vocês (homenageados) foram escolhidos representando toda as forças de segurança, sabemos os valores e as crenças que vocês têm, e sabemos da experiência e o grande trabalho que vocês fazem, porque se dedicam de corpo e alma”, disse.
Em relação ao tenente-coronel Cerqueira Leite, Hammerschimidt Jr. qualificou o homenageado como “pessoa inteligente, muito digno e muito compromisso”, disse, ao parabenizar pela conquista. “Sou testemunha do amor que ele tem a Piracicaba, e tenho certeza que o coração dele está pulando de alegria e se desmanchando de felicidade”, disse.
A vereadora Coronel Adriana (PPS) lembrou que nunca se falou tanto de segurança como se diz atualmente no País. “Arrisco-me dizer que hoje é o tema nacional”, disse, ao cobrar responsabilidade de todos, dos poderes públicos em todas as esferas e dos cidadãos. “A despeito de toda a miséria financeira e moral do Brasil, todos os que aqui estão dão sua cara a tapa nos proteger de toda a desordem que impera. Em razão disso, alguns poderiam desistir, mas todos têm com compromisso com a cidade”, disse.
A solenidade contou com a presença do superintendente da Polícia Federal no Estado de São Paulo, Disney Rossete; do delegado seccional da Polícia Civil, Américo Sidney Rissato; da delegada Eliana Rodrigues Carmona; do vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) e do vereador Evandro Pereira, presidente da Câmara Municipal de Saltinho.
A cantora Jaqueline Ferreira ficou responsável pela atração musical da solenidade. Ela interpretou duas canções, Coração de Estudante (Milton Nascimento) e Tocando Em Frente (Almir Sater).