14 DE ABRIL DE 2023
Evento coordenado por Josef Borges, no teatro Erotides de Campos contou com a presença de escolares e o prefeito Luciano Almeida, que anunciou obras de recuperação do rio
Celebração e anuncio de desassoreamento marcam o Dia do Rio Piracicaba
A Câmara Municipal de Piracicaba, conforme o decreto legislativo 8/2013, promoveu reunião solene em comemoração ao Dia do Rio Piracicaba de 2023, nesta sexta-feira (14), a partir das 8h30, no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central, conforme iniciativa do vereador Josef Borges (Solidariedade), autor do requerimento 13/2023.
O evento reuniu escolares, autoridades, representantes de entidades e secretários municipais, além da presença do prefeito Luciano Almeida, que na oportunidade aproveitou para anunciar para os próximos 60 dias o processo de abertura de licitação para contratação de empresa para o desassoreamento do rio Piracicaba, visando principalmente destravar os pontos críticos do rio, devido aos afluentes, como os ribeirões Itapeva e Enxofre.
A solenidade contou com a apresentação dos estudantes das escolas Dona Maria Guilhermina Lopes Fagundes, Padre Pedro Baron, Sud Mennucci –com o grupo Ondas Sonoras– e Professor José Romão, além da participação do grupo de idosos da oficina de música do Projeto Com Vivência, executado pelo Cesac em parceria com a Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), do CMI (Conselho Municipal do Idoso) e da empresa ArcelorMittal.
A reunião solene em celebração ao Dia do Rio Piracicaba tem o objetivo de conscientizar sobre a preservação do principal manancial da cidade. Além de desenvolver atividades educativas, o intuito é levar à população informações sobre o meio ambiente.
SOLENIDADE - Na formação do dispositivo de honra da solenidade, estiveram o prefeito Luciano Almeida, seguido pelo presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, Wagner de Oliveira, o Wagnão (Cidadania), o autor e presidente da solenidade, Josef Borges (Solidariedade), o diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, Clarindo Neto, superintendente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), que representou a presidência da autarquia, além da presença da ex-vereadora Lauriza Cortelazzi, autora da lei municipal que instituiu o Dia do Rio Piracicaba (15 de abril). O vereador Pedro Kawai (PSDB) justificou ausência.
Lauriza Cortelazzi iniciou o ciclo de saudações na solenidade ao destacar a importância do dia. "O rio Piracicaba é o coração da cidade, vocês estão sendo testemunhas da história, em mensagens de esperança, temos que nos livrar do medo, desta coisa horrível, que as águas do rio lavem nossas almas, tirando todo medo, ódio e tristeza, cada um de vocês é muito importante no planeta", considerou Lauriza, vereadora na gestão 2001-2004.
Clarindo Neto também destacou a relevância em se reverenciar o rio, lembrando que em 1867 foi quando iniciou a fase de captação de água do rio Piracicaba para abastecer a cidade, "sem deixar de lado a preocupação com a preservação da mata ciliar, pois água é um bem finito", disse.
O diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, pegou o embalo das palavras de Lauriza Cortelazzi para convidar a todos, no imaginar da tomada de um barco, com destino à cidade de Americana, onde o rio se encontra com o Jaguari e o Atibaia, acabando o roteiro no Estado de Minas Gerais, em Camanducaia, na nascente do Piracicaba.
Razera também considerou que são mais de 3,5 milhões de pessoas que usam este rio. "Um papelzinho de bala e o rio se tornará uma lixeira com a somatória deste universo de pessoas", considerou o ambientalista, que também alertou sobre a importância de se tomar banho mais curto e nunca desperdiçar água.
O vereador Josef Borges agradeceu a presença de todos, especialmente dos escolares. "O
rio Piracicaba é o coração da cidade, no inverno se enche e no verão fica magrinho. Temos que cuidar do rio e vocês são a nova geração e podem contribuir muito. São vocês que cuidarão da cidade", concluiu.
O presidente da Câmara, Wagner de Oliveira, falou da satisfação em participar do evento. Também destacou o projeto Conheça o Legislativo, reforçando o convite aos professores para que possibilitem esta experiência histórica aos alunos ao conhecer o universo do Poder Legislativo. Wagnão também enfatizou o seu lado artístico, informando que já gravou cinco discos e duas coletâneas.
Em tom didático aos alunos, o vereador Wagnão discorreu sobre a história da música "Rio de Lágrimas", de Lourival dos Santos, onde o artista relembra de uma namoradinha em Piracicaba, sendo que um dia "sentou e escreveu a canção, o que contempla duas paixões, a namorada e rio Piracicaba", disse o parlamentar, que também parabenizou a ex-vereadora Lauriza pela criação da lei do Dia do Rio Piracicaba
O prefeito Luciano Almeida agradeceu a todos pela solenidade e citou os vereadores Paulo Camolesi (PDT) e Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade É Sua, pelo apoio na aprovação de projetos na Câmara, a exemplo do que possibilitará a construção de 400 novas habitações.
"Vale muito a pena falar do rio, em função de onde nasce tudo, temos preocupações também, antes a captação da cidade era 100 por cento no Piracicaba e hoje atinge a 20 por centro quando o rio está cheio e captação zero quando está seco", disse o prefeito, lembrando que nem todos têm consciência sobre esta situação.
Luciano também comentou sobre os desafios das cidades a montante, até o ano de 2030, na garantia do saneamento básico. E anunciou o início de estudos para desassorear o rio Piracicaba, onde nos próximos 60 dias se dará o processo de licitação, com foco principalmente na entrada do Itapeva e o ribeirão do Enxofre, como forma de evitar o refluxo que acaba por comprometer o rio Piracicaba.
ESCOLARES - Na primeira apresentação da manhã, alunos do Jardim 2, da Escola Municipal Dona Maria Guilhermina Lopes Fagundes, sob a coordenação da diretora Jussara Rossilho de Camargo entoaram a canção "O Rio de Piracicaba" e o Hino de Piracicaba, com uso de chocalhos e apresentação de um mosaico, em que simbolicamente devolvem peixes num rio completamente limpo.
Na segunda apresentação, alunos do 4º ano B, da Escola Municipal Padre Pedro Baron, sob a direção da coordenadora pedagógica Danielly Castro entoaram e dançaram ao som da música "O rio de Piracicaba". Os alunos também confeccionaram os cartazes que enfeitaram a solenidade e abordaram sobre a importância da preservação do rio Piracicaba.
Na terceira apresentação, os alunos da Escola Estadual Prof. José Romão apresentaram a esquete chamado "O Rio e Suas Memórias", baseado em uma das lendas sobre o rio Piracicaba e nas tradicionais canções das lavadeiras, apresentados pelos estudantes de 6º e 7º ano, que cursam a eletiva "O mundo todo é um palco", sob a direção da professora Cíntia Mazzotti e do professor Felipe Trevelin.
Na quarta apresentação, os alunos da Escola Estadual Sud Menucci, sob a direção do professor Frederico Bandeira apresentaram as canções "De Gotinha em Gotinha e Oh! Chuva".
E, fechando o ciclo das apresentações, o grupo de idosos da oficina de música, do projeto Com Vivência, sob a direção da professora Luana Paula, coordenado pelo Cesac (Centro Social de Assistência e Cultura São José) se apresentou. O grupo tem parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, do Conselho Municipal do Idoso e da Arcelor Mittal. Na apresentação, o grupo entoou as músicas "Trenzinho Caipira, Cana Verde e O Rio de Piracicaba".
Os membros do projeto Com Vivência também trouxeram uma exposição com artesanato feito de objetos recolhidos do Rio Piracicaba, mostrando a importância da reciclagem e da preservação do rio. O material ficou exposto no hall de entrada do teatro Erotides de Campos.
O vereador Paulo Camolesi também acompanhou a solenidade. "Rio é vida", sintetizou o parlamentar, que também faz uma defesa firme para que a população possa de fato retornar às margens do ribeirão do Piracicamirim. A vereadora Sílvia Morales também prestigiou a solenidade e enfatizou que o "rio é vida, integrando a todos".