PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE AGOSTO DE 2019

Câmara solicita extensão de piso tátil para ampliar acessibilidade


Presidente Gilmar Rotta enviou ofício ao prefeito Barjas Negri após demanda identificada por integrantes do Câmara Inclusiva



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 Salvar imagem em alta resolução

Pedido é para ligação entre praça José Bonifácio e prédios da Câmara



Lançado no final de junho deste ano, o projeto Câmara Inclusiva, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, busca avanços nas medidas em prol do acesso das pessoas com deficiência aos seus diversos ambientes. Atendendo a uma solicitação do grupo de trabalho, o presidente Gilmar Rotta (MDB) enviou ofício ao prefeito Barjas Negri (PSDB), em que solicita a extensão do piso tátil direcional para que ocorra interligação entre a praça José Bonifácio e as entradas da Câmara.

As obras de adequações da praça José Bonifácio começaram em 2 de maio. Ao anunciar as mudanças, a Prefeitura de Piracicaba informou, no início do primeiro semestre, a instalação do piso tátil no trecho que liga o ponto de ônibus da rua XV de Novembro até o prédio do Poupatempo, na rua São José. 

Os pisos táteis são empregados em espaços públicos, para que deficientes visuais possam se locomover com segurança. É formado por barras paralelas, e orienta o deslocamento de pessoas com deficiência visual ou baixa-visão.

Na solicitação enviada ao prefeito Barjas, Gilmar Rotta sugere que a obra seja ampliada para as três entradas das Câmara: rua Alferes José Caetano, 834, onde fica o prédio principal, e ruas do Rosário, 833, e São José, 547, locais de acesso às recepções do prédio anexo.

"Entendo que o Legislativo tem feito um trabalho importante visando a inclusão, mas garantir a acessibilidade do cidadão até chegar à Câmara também é relevante", diz o presidente da Casa de Leis, no texto do ofício.

Com dois encontros realizados, em 17 de junho e 5 de julho, o projeto Câmara Inclusiva é uma iniciativa da atual Mesa Diretora. Diversas entidades e conselhos foram chamados ao Legislativo Piracicabano para identificar as reais necessidades de acesso das pessoas com defiência e contribuir com sugestões.

Outra importante medida de acessibilidade é a ampliação dos serviços de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), antes presente nas reuniões ordinárias e extraordinárias, agora oferecido também nas audiências públicas obrigatórias por lei e nos projetos especiais de grande relevância.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Câmara Inclusiva

Notícias relacionadas