
30 DE JANEIRO DE 2019
Capacitação de dez servidores da Casa de Leis ocorreu nesta quarta-feira
Promovido em dois períodos, curso abordou licitações e contratos
Dez servidores da Câmara de Vereadores de Piracicaba passaram por treinamento na manhã e tarde desta quarta-feira (30) sobre a fase 4 do Sistema Audesp (Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos), que trata de licitações e contratos.
Iniciativa de aperfeiçoamento do controle da gestão governamental, o Sistema Audesp foi criado para aprimorar a coleta e a análise das informações prestadas por órgãos estaduais e municipais ao TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo). O sistema foi implantado em 2006 e o seu uso se tornou obrigatório em 2008. Entre suas metas estão a de eliminar a prestação de contas em papel, evitar a manipulação das informações, priorizar a fiscalização in loco e auxiliar no planejamento da fiscalização.
Segundo Angelo Iadocico, diretor da 3e Cursos, atualmente o TCE-SP analisa as contas de 644 municípios paulistas. "Trata-se de uma tecnologia que veio como alternativa para melhorar a qualidade do serviço prestado. A adesão dos órgãos públicos é de fundamental importância, especialmente porque a sociedade tem sido cada vez mais exigente. O bom uso da plataforma tem contribuído para a ruptura de um ciclo ruim, observado anos atrás, em alguns órgãos", declarou.
No treinamento, os servidores da Câmara de Piracicaba -- dos departamentos de Assuntos Legislativos, Assuntos Jurídicos e Comunicação -- tiveram a oportunidade de conhecer todas as etapas da fase quatro do sistema. Além de demonstrar como deve ser o acesso à plataforma on-line, o palestrante fez uma simulação (estudo de caso) de como deve ser lançada uma licitação, quais são os prazos a serem respeitados em uma remessa e como proceder para a inclusão de termos aditivos aos contratos.