
14 DE AGOSTO DE 2018
Alunos participaram de aula oferecida pelo Departamento de Documentação e Transparência
Alunos da E.E. Sud Mennucci realizaram atividades pedagógicas durante a oficina
Um grupo de 21 alunos da Escola Estadual Sud Mennucci participou, na tarde desta terça-feira (14), de oficina sobre patrimônio histórico-cultural oferecida pelo Departamento de Documentação e Transparência da Câmara de Vereadores de Piracicaba. A aula foi apresentada pelos estagiários Alice Galvão, Luana Arcangeleti e Felipe Pasqualino, graduandos em História.
“A idéia é trabalhar a educação patrimonial. A gente pensou em trabalhar com os estudantes em algo que estão inseridos”, explica Alice, ao detalhar a proposta de oferecer a estudantes do Ensino Médio uma noção sobre a importância da preservação histórica.
Ela detalha que a atividade também tem a função de inserir os estagiários na sala de aula, conhecimento que é parte da formação dos historiadores. “A gente aprende a lidar com o público de escola. Além das exposições e monitorias, as oficinas são um processo em que estamos sendo inseridos no processo pedagógico”, destacou Alice.
Coordenadora da E.E. Sud Mennucci, Juliane Cristina Milheiro Chaves lembra que a atividade é uma forma de apresentar a escola aos estudantes. “A principal ideia é a preocupação dos alunos que estão ingressando na escola em valorizar o espaço e, principalmente, valorizar o aspecto histórico e o conhecerem como funciona o processo de tombamento”, disse.
Durante a oficina, além de fazer um breve histórico do edifício onde está a E.E. Sud Mennucci, os estagiários do Departamento de Documentação e Arquivo também esclareceram os detalhes sobre como é feito o processo de tombamento histórico e, ainda, ofereceram duas atividades para os estudantes: caça-palavras, com o objetivo de memorizarem as informações, e o jogo de sete erros, o qual trabalha com a proposta de apropriação do espaço.
“O Sud é um dos patrimônios mais bonitos que já vi, existem muitas pessoas que respeitam o patrimônio, que foi tombado”, destaca Rebeca Oliveira, 15, estudante do 1 A da E.E. Sud Mennucci. “Teve um tempo em que a escola foi pintada de cinza, mas ela voltou a ser como era, e já tem mais de 126 anos, por isso é muito importante preservá-la”, defendeu a estudante.