
14 DE OUTUBRO DE 2016
Homenagem é de iniciativa de vereador Pedro Cruz e foi aprovada na reunião ordinária desta quinta-feira (13)
“Para chegar a esta marca, sua história foi construída por meio de lutas e desafios", destaca o vereador
Considerada a maior instituição da América Latina, a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP) receberá a moção de aplausos 209/2016, pelos 85 anos de fundação. A iniciativa é do vereador Pedro Cruz (PSDB) e foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Piracicaba durante a 60ª reunião ordinária desta quinta-feira (13).
Fundada em 5 de novembro de 1931, a associação conta com mais de 250 mil servidores públicos, civis, municipais, estaduais e federais em todo o território paulista. “Para chegar a esta marca, sua história foi construída por meio de lutas e desafios que somente a coragem do corpo diretivo, sempre composto por servidores públicos, poderia combater”, afirma o vereador.
Pedro Cruz destaca ainda que a confiança e o constante apoio dos associados “sempre fizeram com que grandes vitórias fossem conquistadas nesse longínquo e rico período”.
Durante seus 85 anos, a associação presenciou diferentes capítulos da história de São Paulo, entre eles o Movimento Constitucionalista de 1932. “Após este conturbado período, a AFPESP voltou-se aos seus grandes anseios, que se tornaram conquistas ainda maiores para os servidores públicos”, afirma o parlamentar, ao citar a participação na aprovação do Estatuto dos Funcionários Públicos e na decisão do Governo do Estado para a concepção do Hospital do Servidor Público.
SERVIÇOS - A entidade também dispõe de diversos serviços voltados ao atendimento de associados e dependentes nas áreas de cultura, assistência social, saúde, educação e esportes. Além da ampla infraestrutura na Sede Social, na capital. Possui também Unidades Regionais localizadas nos principais pólos do interior e litoral da Grande São Paulo.
Em Piracicaba, a unidade foi fundada em meados de 1999 e atende ainda outros 32 municípios, num total de 8.200 mil sócios.