
04 DE ABRIL DE 2025
Felipe Gema (Solidariedade) participou do programa Primeiro Tempo antes do início da reunião ordinária na noite desta quinta-feira (3)
O vereador Felipe Jorge Dário (Solidariedade), conhecido como Felipe Gema, participou do programa *Primeiro Tempo*, exibido pela TV Câmara Piracicaba na noite desta quinta-feira (3), pouco antes do início da 17ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal. Entrevistado pela jornalista Daniela Teixeira, o parlamentar compartilhou sua trajetória de vida ligada ao esporte, especialmente ao XV de Piracicaba, e detalhou iniciativas e propostas voltadas ao fortalecimento do esporte de base no município.
“Eu cresci dentro do estádio do XV de Piracicaba”, relembrou Gema, ao contar que desde pequeno acompanha os jogos no estádio Barão da Serra Negra, levado pelo pai. Ele destacou sua atuação na fundação da torcida Esquadrão, em 2002, e da Associação Amigos do XV, que abriu caminhos para projetos voltados às categorias de base do clube. “Nosso foco é aproximar a comunidade do XV e manter vivo o sonho dos meninos da cidade de se tornarem jogadores”, afirmou.
A relação com o clube e o envolvimento em campanhas políticas ao longo dos anos despertaram em Felipe Gema a vontade de entrar para a vida pública. “A gente via o quanto o poder público estava distante do esporte em Piracicaba”, pontuou, ao destacar a falta de incentivo aos atletas e às estruturas esportivas. Segundo o vereador, sua candidatura nasceu da necessidade de representar essa demanda da população e lutar por melhorias na área esportiva.
Durante a entrevista, o parlamentar detalhou as emendas parlamentares destinadas Barão, incluindo recursos para o sistema de irrigação do gramado — conquista que, segundo ele, começou ainda antes de ser eleito, em articulação com o deputado federal Luiz Carlos Motta. “A obra tem previsão para começar em abril. A irrigação é fundamental para manter o gramado em boas condições e possibilitar o uso por diversas categorias”, explicou.
Gema também comentou sobre emendas voltadas à reforma do alojamento dos atletas da base do XV. “Hoje o clube precisa alugar casas para abrigar os atletas de fora da cidade. Com a reforma, esse custo será eliminado, permitindo que o clube invista ainda mais na formação dos jovens.”
O vereador falou ainda sobre reunião com a presidência do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), na qual buscou formas de ampliar a divulgação do convênio que permite doações via conta de água em benefício das categorias de base do XV. “Hoje, essa arrecadação gira em torno de R$ 20 mil a R$ 25 mil por mês, mas é insuficiente para cobrir os custos das três categorias (Sub 15, Sub 17 e Sub 20)”, alertou.
Entre as melhorias implementadas, está a inclusão de uma mensagem no rodapé da conta de água e a disponibilização de link direto para doações no site da autarquia. Felipe também anunciou que está em tratativas para viabilizar doações via débito automático.
Além do futebol, Gema também demonstrou apoio ao skate, ao homenagear os irmãos Miguel e Igor Sarko, jovens skatistas piracicabanos premiados no Campeonato Brasileiro de Street Skateboarding. Ex-praticante do esporte, o vereador ressaltou a importância de incentivar modalidades muitas vezes marginalizadas. “O skate já foi muito discriminado, mas hoje é esporte olímpico. Precisamos olhar com carinho para ele e apoiar nossos atletas”, afirmou.
Encerrando a entrevista, Gema reforçou seu compromisso com a valorização do esporte como ferramenta de inclusão, saúde e desenvolvimento humano. “O esporte transforma vidas. Essa é a bandeira que carrego com muito orgulho.”