19 DE MARÇO DE 2024
Em 1 de julho de 2013, a ponte sul do anel viário caiu sobre o Rio Piracicaba e ocasionou a morte de cinco trabalhadores
Laudo elaborado pelo perito criminal da Polícia Cientifica Jefferson Willians de Gaspari foi fundamental para o caso
Ao completarem-se 10 anos desde o desabamento da obra do anel viário sobre o Rio Piracicaba, o perito criminal da Polícia Cientifica Jefferson Willians de Gaspari, que atuou no caso, foi homenageado pela Câmara Municipal de Piracicaba com a moção de aplausos nº 105/2023, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, entregue durante a 13ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (18).
Em 1 de julho de 2013, a ponte sul do anel viário caiu sobre o Rio Piracicaba e ocasionou a morte de cinco trabalhadores. Outros cinco ficaram gravemente feridos. O perito chegou ao local algumas horas depois do acontecido e ficou até a conclusão do laudo final. O trabalho dele foi fundamental para a conclusão do laudo e a formação do inquérito policial junto ao Ministério Público. Gaspari formou-se em engenharia agronômica em 1995 pela Esalq-USP, conquistou o mestrado em Microbiologia em 1999 e mestrado em Física em 2020.
Durante a entrega, o autor da moção exibiu um slide sobre a tragédia.“Dez anos se passaram, vidas se foram e lembramos a importância desse trabalho para dar um resultado final para as famílias que perderam seus entes queridos”, lembrou.
O homenageado compartilhou a moção com os demais peritos do departamento e dedicou à memória dos cinco trabalhadores mortes no acidente, a quem citou nominalmente. Ele lembrou que tratou-se do acidente mais grave em Piracicaba desde o edifício Comurba. “O último corpo foi retirado 16 dias depois do acidente e acompanhei todos. Os mergulhadores auxiliaram até o fim, mesmo para auxiliar o trabalho da perícia”, contou. “Concluímos que a ponte norte também estava comprometida. Foram quase 11 meses de trabalho e determinamos que a causa do acidente foi a execução tosca e grosseira da coluna de apoio da torre sul. A ponte norte foi construída com as mesmas falhas grotescas”.
Ele também agradeceu à Câmara e aos vereadores por recordarem com tristeza os 10 anos da tragédia. Confira, no vídeo, nesta página, como foi a entrega da moção.