PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE JUNHO DE 2019

André Bandeira requer informações sobre a demanda de reabilitação


As ações e serviços de reabilitação da pessoa com deficiência podem ser ofertadas em qualquer ponto de atenção da rede pública de saúde.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Aprovação de propositura ocorreu na 34ª reunião ordinária



O vereador André Bandeira (PSDB) solicita informações do Executivo sobre a demanda do município para redes de reabilitação, conforme o requerimento 456/2019. No texto da propositura aprovada nesta quinta-feira (6), na 34ª reunião ordinária, o parlamentar destaca que a reabilitação prevê abordagem interdisciplinar e o envolvimento direto de profissionais, cuidadores e familiares nos processos de cuidado.

O parlamentar quer saber quantas pessoas são encaminhadas para Centros de Reabilitação por ano, qual a demanda dos pacientes com maior e menos complexidade, quantas estão na fila de espera e qual é o custo que cada pessoa gera para o município, no transporte, alimentação e entre outros.

Além disso, o vereador traz na propositura informações relacionadas ao assunto. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade tem 75.217 pessoas com algum tipo de deficiência, ou seja, 55.508 pessoas com deficiência visual, 22.456 com deficiência motora, 16.937 com deficiência auditiva e 4.333 com deficiência intelectual.

Bandeira também informa que a reabilitação da pessoa com deficiência compreende um conjunto de medidas, ações e serviços orientados a desenvolver ou ampliar a capacidade funcional e desempenho dos indivíduos, tendo como objetivo desenvolver potencialidades, talentos, habilidades e aptidões físicas, cognitivas, sensoriais, psicossociais, atitudinais, profissionais e artísticas que contribuam para a conquista da autonomia e participação social em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.

As ações e serviços de reabilitação podem ser ofertadas em qualquer ponto de atenção da rede pública de saúde. No entanto, são nos Serviços Especializados em Reabilitação, como Centros Especializados em Reabilitação, onde se concentra a oferta dessas ações. São de abrangência regional e qualificados para atender as pessoas com deficiência.

Em Piracicaba há diversos centros que realizam essa ação, como a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e a Rede Sarah.



Texto:  Fernanda Rizzi
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas