13 DE JANEIRO DE 2023
Evento teve a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, e de autoridades militares e civis. Vereadores piracicabanos também participaram.
Tropa do 10º BPM/I perfilada para recepcionar as autoridades militares e civis presentes no evento
O 10º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), em cerimônia pública realizada na manhã desta sexta-feira (13) na Praça José Bonifácio, na região central, celebrou seus 47º anos de atividades.
Ao som da banda marcial, as dezenas de militares da unidade se perfilaram em formação para recepcionaram as autoridades militares e civis estaduais e municipais presentes no evento, com destaque para o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, que na sequência passou em revista à tropa.
A Câmara Municipal de Piracicaba, na ocasião, foi representada pelo seu presidente, Wagner Oliveira (Cidadania), o Wagnão. Além dele, também prestigiaram o evento as vereadoras Ana Pavão (PL) e Sílvia Morales (PV), e os vereadores Acácio Godoy (PP), Fabrício Polezi (Patriota), Gustavo Pompeo (Avante), Josef Borges (Solidariedade), Paulo Camolesi (PDT), Paulo Henrique (Republicanos) Pedro Kawai (PSDB) e Zezinho Pereira (União Brasil).
Derrite agradeceu a presença de todos e, em seu discurso, destacou que a Polícia Militar paulista é uma das maiores tropas militares da América Latina, que tem como missão “proteger as pessoas e combater o crime”.
Ele também lembrou que, além dessa função-fim, que a 3ª e 4ª Companhias do 10º BPM/I “foram campeãs em arrecadação de alimentos e doações de sangue. Fica claro que o policial militar sempre faz algo a mais do que a sua missão constitucional, e isso é motivo de orgulho para a gente (...) Os senhores são a última barreira entre o crime e a sociedade, os senhores são verdadeiros heróis”, disse.
Parceria - O presidente do Legislativo municipal parabenizou o Batalhão, “que tem prestado um relevante serviço para a cidade de Piracicaba”, e destacou que o trabalho conjunto de todos os órgãos públicos promove a oferta de serviços cada vez melhores à população, trazendo, “assim como está escrito em nossa bandeira nacional, ordem e progresso para a cidade de Piracicaba”.
Wagnão ainda destacou que a Câmara Municipal de Piracicaba, devido à proximidade geográfica, serviu de ponto de apoio para os policiais e demais autoridades presentes na Praça José Bonifácio. “Esse elo continuará, e as nossas portas estão sempre abertas à instituição Polícia Militar”, falou.
Números - Em seu discurso, o comandante do 10º BPM/I, Tenente-Coronel Alexandre Bergamasco, disse que o corpo de oficiais e praças da unidade “trabalha incansavelmente para bem servir o povo paulista”, e que “a busca pelo aperfeiçoamento, as boas práticas de gestão, o respeito aos profissionais de segurança, o salutar relacionamento com os demais poderes constituídos, as interfaces com as instituições públicas e privadas, as interações com as forças vivas da sociedade, o respeito às pessoas e a busca do bem comum são práticas constantes, recorrentes em nosso dia a dia”.
Bergamasco também destacou que o Batalhão atua em diversas ocorrências, “das mais corriqueiras às mais complexas, em que muitas vezes somos o primeiro socorro a chegar e o último a ser dispensado”. Segundo o Tenente-Coronel, em 2022, o 10º BPM/I realizou mais de 39 mil intervenções e mais de 131 mil abordagens e buscas pessoais.
“Em ações de trânsito, 72 mil veículos foram fiscalizados. Nosso programa educacional de resistência às drogas, o Proerd, atendeu mais de 4 mil alunos da rede pública municipal e estadual e mais de 120 palestras foram realizadas em escolas e instituições, discorrendo sobre os mais variados assuntos”, enfatizou.
Ele ainda apontou que, no ano passado, foram apreendidos pelo Batalhão mais de 164 quilos de drogas, 52 armas de fogo irregulares. Também de acordo com o militar, mais de 473 mandados de prisão foram cumpridos, 807 infratores da lei foram presos e autuados em flagrante delito e 290 veículos foram recuperados. “Tudo isso graças ao trabalho e esforço [da tropa], mantendo os indicadores criminais controlados em níveis aceitáveis para a nossa sociedade”, acrescentou.
Homenagens – Durante a cerimônia, foram entregues “Láureas de Mérito Pessoal”, honraria instituída em 1974 e outorgada aos policiais militares que se destacam, meritoriamente, em seus trabalhos. Elas são concedidas em graus, do 5º ao 1º. Também foram entregues a alguns militares das companhias e do Estado Maior o título de “Destaque do Ano”.