PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE ABRIL DE 2019

Vereadores aprovam fonoaudiólogos na prefeitura


Projeto visa atender as necessidades do Programa de Assistência Domiciliar, principalmente, no cuidado de pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral – AVC



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereadores aprovam fonoaudiólogos na prefeitura



Projeto de lei 14/2019, do Executivo, aprovado em segunda discussão, na 17ª reunião ordinária de ontem (4) dispõe sobre a criação de uma vaga de emprego para fonoaudiólogo, junto ao quadro de pessoal da Prefeitura do Município de Piracicaba, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, com carga horária de 40 horas semanais, referencia 14-B (3.951,67), com curso superior completo em Fonoaudiologia e registro no respectivo Conselho de Classe.

O profissional avaliará as deficiências dos pacientes, realizando exames fonéticos, da linguagem e audimetria, além de outras técnicas próprias, para estabelecer plano de treinamento ou terapêutico, elaboração de plano de tratamento dos pacientes, baseando-se nas informações médicas, nos resultados dos testes de avaliação fonoaudiológica e nas peculiaridades de cada caso.
 
Também atuará no desenvolvimento de trabalho de correção de distúrbios da palavra, voz, linguagem e audição, objetivando a reeducação neuromuscular e a reabilitação do paciente. Atuará na avaliação dos pacientes no decorrer do tratamento, observando a evolução do processo e promovendo ajustes necessários na terapia adotada. Além de promover a reintegração dos pacientes à família e a outros grupos sociais.

O profissional atua na área de audiologia clínica, realizando e interpretando exames de audiometria fonal e vocal, impedanciometria, otoemissões acústicas e avaliação condicionada infantil. E, realiza programas relativos à área de saúde pública, além de executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.
   
O AVC é a principal causa de morte no Brasil, e a maior causadora de deficiência motora adquirida, sendo responsável por até 80% (oitenta por cento) das incapacidades, e por trazer, ainda, outras alterações como os distúrbios de fala ou de linguagem e distúrbios de deglutição.
 
As disfagias neurogênicas ocorrem com muita frequência no AVC. Estas apresentam maiores alterações nas fases oral e faringea da deglutição e estão relacionadas a um alto grau de morbidade e mortalidade, pois frequentemente causam alterações nutricionais e aspiração traqueobrônquica de saliva, secreções ou alimentos, levando a complicações clínicas de hidratação, desnutrição e risco de pneumonias aspirativas e de repetição.
 
Hoje, no PAD, 40% (quarenta por cento) dos pacientes em tratamento são sequelados de AVC e 35% (trinta e cinco por cento) são portadores de alguma demência, como Alzheimer, Doença Fronto-temporal, entre outras, que também levam, com a evolução da doença, à disfagia. As demais patologias como fraturas de fêmur, câncer em cuidados paliativos, politraumas e doenças neurodegenerativas, somam 25% (vinte e cinco por cento).
 
A atuação do fonoaudiológo concomitante ao trabalho multidisciplinar é de fundamental importância para os pacientes em atendimento pelo PAD, favorece a progressão mais rápida de alimentação por SNE para via oral e ajuda significativamente na redução da broncoaspiração.
 
Na justificativa do projeto, o prefeito Barjas Negri (PSDB), em nome do poder Executivo também ressalta o envio das planilhas de custo dos empregos ora criados, bem como a estimativa de impacto orçamentário-financeiro e declaração do ordenador de despesas, a fim de atender à Lei de Responsabilidade Fiscal.


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Reunião Ordinária Institucional

Notícias relacionadas