PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE MARÇO DE 2017

Vereadores aprovam audiência pública para avaliar Reciclador Solidário


O plenário acatou o pedido de urgência e aprovou por unanimidade o requerimento dos vereadores: Paulo Campos, Wagner Oliveira, Capitão Gomes, Nancy Thame e Trevisan Jr.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereadores aprovam audiência pública para avaliar Reciclador Solidário






Na reunião ordinária de ontem (9), o plenário da Câmara aprovou por unanimidade, em caráter de urgência, o requerimento 160/2017, de autoria dos vereadores Paulo Campos (PSD), Wagner Oliveira (PHS), Capitão Gomes (PP), Nancy Thame (PSDB) e Trevisan Jr. (PR), que convoca o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal; o procurador geral do município, Milton Bissoli e o secretário de Finanças, José Admir Moraes Leite.

Além de convidar o prefeito municipal de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB); o diretor presidente da Empresa Ambiental; a procuradora federal do Trabalho de Campinas, Juliana Mendes Martins Rosolem; a promotora de justiça do GAEMA – Piracicaba, Alexandra Faccioli Martins; o  promotor de justiça do GAEMA – Piracicaba, Ivan Carneiro Castanheiro; a presidente da Cooperativa de Coleta Seletiva Solidária – Reciclador Solidário; representantes do conselho municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA); USP Recicla; Associação Comercial e Industrial de  Piracicaba (ACIPI); Sindicato das Indústrias Metalúrgicas de Piracicaba (SIMESPI) e do Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis; bem como entidades civis e demais interessados e toda a população piracicabana, para participarem de audiência pública para prestação de informações sobre o cumprimento do contrato firmado entre o município de Piracicaba e a Cooperativa de Coleta Seletiva Solidária – Reciclador Solidário.

A audiência está marcada para o dia 22 de março, às 14h00, no plenário da Câmara, "Prof. Helly de Campos Melges", rua Alferes José Caetano, 834, centro, para discussão e análise do cumprimento das cláusulas previstas no contrato, bem como as ações do município para aumentar a coleta de material reciclado, visto que em 10 anos, se manteve estável a quantidade de recicláveis coletados, apesar do aumento da estrutura com o início da parceria-pública (PPP) entre a empresa Piracicaba Ambiental e a prefeitura, que conta com 12 caminhões.

No requerimento os vereadores consideram que no ano de 2016, fora realizada reunião de representantes de diversos setores ligados à realização da coleta seletiva de materiais recicláveis em Piracicaba para apurar as dificuldades e verificar as ações que estão sendo feitas para melhorar a eficiência do serviço no município, que não chega a 2º do potencial que poderia ser recolhido no município à época.

A constatação é que a ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), que administra e fiscaliza o serviço de coleta possui verba para ser aplicada em educação ambiental – recurso proveniente do contrato com a PPP.

Em declaração prestada a um jornal de nossa cidade, em fevereiro de 2016, há mais de 01 (um) ano, o secretário municipal de Meio Ambiente, Rogério Vidal declarou que pretendia ampliar para 360 toneladas/mês a coleta de recicláveis até o ano 2017. Na mesma reportagem, o  secretário declarou que um plano de ação seria divulgado e que: “O projeto da nova sede da cooperativa ficou pronto anteontem e será apresentado às cooperadas, na próxima semana, para que elas possam opinar sobre a proposta", disse.

Os vereadores consideram que a sede da Cooperativa se encontra no mesmo local até a presente data e segundo a diretoria da Cooperativa, reúne condições insalubres de operação. "Requeremos, finalmente, seja dado conhecimento da presente audiência pública aos jornais locais e outros órgãos de comunicação, com a devida publicação de convites oficiais desta atividade legislativa", destacaram os parlamentares no teor do requerimento.

O vereador Paulo Campos, seguido pelo líder de governo na Câmara, José Aparecido Longatto (PSDB) ocupou a tribuna para discutir o requerimento e, foram aparteados pelos vereadores: Gilmar Rotta (PMDB), Pedro Kawai (PSDB), Capitão Gomes (PP), Nancy Thame (PSDB), André Bandeira (PSDB), Tozão (PSDB), além de Dirceu Alves (SD), que registraram suas preocupações com a temática da destinação do lixo e materiais recicláveis em Piracicaba.

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Paulo Campos

Notícias relacionadas