PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 22 DE ABRIL DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

12 DE FEVEREIRO DE 2021

Vereadora Silvia Morales explica como funciona o Mandato Coletivo


Vereadora usou os 10 minutos regimentais, durante a reunião ordinária desta quinta-feira (11)



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Silvia Morales, do Mandato Coletivo a Cidade é Sua (PV)






“O mandato coletivo é uma maneira inovadora de fazer política, onde se tem a ampliação da representatividade, compartilhamento de tarefas, de decisões, tanto do gruo dito da linha de frente, como a sociedade em geral”, detalhou a vereadora Silvia Morales, do Mandato Coletivo a Cidade é Sua (PV). Ela usou os 10 minutos regimentais, durante a reunião ordinária desta quinta-feira (11), para esclarecer pontos do Mandato.

De acordo com a vereadora, o Mandato Coletivo divide “tarefas, projetos e ações” e todos os integrantes “estudaram muito durante a campanha", participando de lives com integrantes de outros mandatos coletivos e estudando a apostila da Raps (Rede de Ação Política para a Sustentabilidade).

Embora não seja regulamentado pelo Tribunal Regional Eleitoral, Silvia Moraes informou que existe uma Proposta de Emenda à Constituição, de autoria da deputada Renata Abreu (PODE), para que os mandatos coletivos sejam regulamentados. “Existem vários mandatos coletivos pelo Brasil, são pessoas que se unem por uma causa específica e são vários formatos de mandato coletivo, alguns mais homogêneos, outros mais plurais”, explicou.  

A vereadora disse que formou um conselho político com aproximadamente 50 pessoas, de áreas distintas, e que nada será decidido sozinho. Em sua fala, Silvia Morales destacou que os mandatos coletivos não visam concorrer com os mandatos individuais, mas "é algo crescente, uma situação inovadora que não tem volta", e uma maneira de representatividade maior da população.



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas