PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE MARÇO DE 2024

Vereadora se reúne com grupo de munícipes no Semae


Na reunião, foram abordadas as problemáticas com as estruturas de abastecimento de água nas obras de pavimentação em concreto



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Moradores do Jardim Monumento questionam o Semae sobre obras na rua Joana D'Arc

Moradores do Jardim Monumento questionam o Semae sobre obras na rua Joana D'Arc
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Moradores do Jardim Monumento questionam o Semae sobre obras na rua Joana D'Arc

Moradores do Jardim Monumento questionam o Semae sobre obras na rua Joana D'Arc
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Moradores do Jardim Monumento questionam o Semae sobre obras na rua Joana D'Arc



A vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, se reuniu, nesta quarta-feira (6), na sede do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), com o presidente da autarquia, Artur Costa Santos e servidores técnicos da área de engenharia, com o intuito de prestar esclarecimentos a um grupo de munícipes, moradores e comerciantes da rua Joana D’arc e representantes da Associação de Moradores e Amigos da Nova Piracicaba e da Vila Rezende.

A rua Joana D’arc passa por obras de substituição do pavimento asfáltico por pavimento de concreto e o Semae iniciou a transferência das tubulações da rede de abastecimento de água para as calçadas, o que, segundo a vereadora, tem causado transtorno aos moradores e comerciantes do local.

A moradora Alessandra Ribeiro relatou que as obras começaram no dia 14 de novembro de 2023. Ela apresentou diversas reclamações sobre a falta de planejamento e de projeto, além do desrespeito dos funcionários que estavam executando a obra no local. Solicitou ao presidente Artur todos os documentos referentes à obra que respaldem seu direito como cidadã, para o caso de eventuais danos em sua residência.

O presidente do Semae justificou que, em razão de as tubulações serem muito antigas, não existe cadastro das redes instaladas, não sendo possível saber com antecedência e precisão a que profundidade estão, motivo pelo qual algumas dessas obras têm resultado na transferência das tubulações para as calçadas. Esclareceu que a troca dos materiais também visa à melhoria do serviço prestado e à diminuição da ocorrência de vazamentos. 

A Presidente da Amapira (Associação de Moradores e Amigos da Nova Piracicaba), Eveline Blumer, questionou a escolha da rua Joana D’arc para o pavimento de concreto, considerando se tratar de uma região residencial e de tráfego leve. Também alertou sobre a questão ambiental e que, por ser uma área passível de inundação, um pavimento de bloquetes, por exemplo, ou outro tipo de piso permeável seria a alternativa mais adequada, sustentável e que também facilitaria os serviços de manutenção pelo Semae. Além disso, a retirada de árvores para a instalação da rede de água nas calçadas vai contra as diretrizes do desenvolvimento sustentável, que preza pelo sombreamento e serviços ecossistêmicos prestados pelas árvores nos passeios públicos.

A vereadora Silvia Morales, que também é engenheira civil, reforçou a necessidade de um planejamento mais amplo, envolvendo as secretarias e demais órgãos envolvidos, para que as obras a serem realizadas não sejam tão morosas nem causem danos à comunidade local. Também estiveram presentes os representantes da Amapira, Marcelo Galesi, Sérgio Setten e a proprietária da Panificadora Jardim Monumento, Marcela Ettori Cillo.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Aline Macário - MTB - 39.904


Infraestrutura Urbana Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas