
24 DE ABRIL DE 2025
Segunda reunião ordinária foi realizada nesta quarta-feira (23)
Fórum reuniu artistas, produtores culturais e representantes de companhias de teatro e cinema
Na noite desta quarta-feira (23), a sala B da Câmara Municipal de Piracicaba recebeu a segunda reunião ordinária do Fórum Plurianual em Defesa da Cultura, instituído pelo Decreto Legislativo nº 69/2024, de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo "A Cidade é Sua".
O encontro reuniu artistas, produtores culturais e representantes de companhias de teatro e cinema, que trouxeram pautas relevantes para o setor. Sob coordenação de Jhoão Scarpa, integrante do Mandato Coletivo, foi realizada a leitura e aprovação do regimento interno do Fórum.
Entre os temas discutidos, voltou à pauta a necessidade de alterações na composição do Comcult (Conselho Municipal de Política Cultural) e a realização de eleições diretas para a escolha dos representantes da sociedade civil — questão já levantada na primeira reunião do Fórum, em janeiro.
A minuta do projeto de lei com as propostas de mudança foi entregue em fevereiro ao secretário de Cultura, Carlos Beltrame. Segundo Scarpa, após reunião com o secretário, foi informado que a Prefeitura está elaborando o projeto, que em breve será enviado à Câmara com algumas modificações.
Outro ponto abordado foram as dificuldades enfrentadas por artistas para reservar espaços públicos para apresentações e ensaios. O tema já havia sido tratado em reunião extraordinária no início de abril, resultando no envio de um ofício à Secretaria de Cultura. A resposta do Executivo foi projetada e lida durante o encontro, e dois servidores do Teatro Municipal Dr. Losso Netto presentes esclareceram dúvidas dos participantes.
Como encaminhamento, o Fórum decidiu enviar um novo ofício à secretaria com reivindicações adicionais. “Entre as demandas que iremos destacar estão a reforma e modernização dos equipamentos do Teatro Dr. Losso Netto, a aquisição de ferramentas adequadas para o trabalho dos servidores da Cultura e a criação de novas políticas públicas para valorização dos artistas locais", afirmou Jhoão Scarpa.
Também foi criado um Grupo de Trabalho (GT) com participantes do Fórum, que irá analisar a plataforma de credenciamento de artistas utilizada pela Prefeitura e propor melhorias ao sistema.