
14 DE FEVEREIRO DE 2025
Sílvia Morales vai incluir o debate sobre os resíduos sólidos entre as pautas do Fórum de Gestão Sustentável e da Frente Parlamentar de Combate à Crise Climática
Cooperativa de reciclagem buscou apoio de vereadora
A vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, se reuniu, nesta sexta-feira (14), com representantes da Ecovida Piracicaba, uma cooperativa de reciclagem que surgiu no bairro Santa Rosa. Como presidente da Comissão de Meio Ambiente na Câmara, a parlamentar conheceu o projeto e colocou o mandato à disposição para fomentar a iniciativa.
Os representantes da cooperativa apresentaram para a vereadora a principal reivindicação, que é um centro de triagem de materiais no bairro. Eles apresentaram um projeto desenvolvido para uma área institucional localizada no Santa Rosa, onde pleiteiam a construção de um barracão para as atividades de separação e também de educação ambiental.
Sílvia Morales indicou que vai incluir o debate sobre os resíduos sólidos entre as pautas do Fórum Permanente de Gestão e Planejamento Territorial Sustentável e da Frente Parlamentar de Combate à Crise Climática, dos quais é coordenadora. Deverá também protocolar um pedido à Prefeitura para solicitar a cessão de uso da área institucional e ainda levar o tema para os âmbitos estadual e federal, com o intuito de pleitear recursos e apoios. A vereadora também convidou os membros para usarem a Tribuna Popular, com o objetivo de dar visibilidade ao tema e apresentar o projeto.
“Podemos ajudar com encaminhamentos para recursos com deputados, fazer um debate na Câmara, apoiá-los numa cessão de área para fazerem um barracão”, pontuou Sílvia Morales. “O que for possível fazermos pela Comissão de Meio Ambiente e pelo gabinete, vamos fazer porque resíduos e recicladores representam a pauta ambiental”.
O presidente da Ecovida Piracicaba, Thiago Oliveira, disse que a cooperativa existe há três anos e agora ganha uma nova roupagem, com o objetivo de implantar efetivamente os serviços na cidade. “Pedimos essa ajuda para manter a nossa cidade limpa”, afirmou. “O Santa Rosa é a origem desse trabalho e a ideia é expandir para a cidade toda e para que isso aconteça é necessário o centro de triagem. Tendo parcerias com a Prefeitura e com os vereadores, acredito que é mais fácil a implementação do serviço”.
Valdinei Tadeu Costa, diretor de Relações Públicas da Ecovida, explicou que a cooperativa partiu da iniciativa de um grupo de moradores do Santa Rosa e agora passa a atuar em um contexto maior, dentro de um sistema de cooperativismo. “Vamos executar o projeto que partiu do bairro Santa Rosa e queremos levar para todos os bairros de Piracicaba”, colocou.