17 DE OUTUBRO DE 2023
"A praça é pública, um bem comum do povo; não se pode chegar e transformá-la em outra coisa de uma hora para outra, sem discussão", disse Silvia Morales
Silvia Morales ocupou a tribuna durante a 58ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira
A transformação da então praça Antônio de Pádua Dutra, no Centro, em uma área para estacionamento motivou críticas à Prefeitura feitas pela vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, na tribuna, durante a 58ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (16). Agora asfaltado, o espaço teve cerca de 20 árvores retiradas.
O partido da vereadora realizou um protesto no local contra o governo Luciano Almeida (PP). "O Partido Verde fez um movimento, colocou simbolicamente 20 cruzes, pois derrubaram 20 árvores. Exceto duas, o resto estava saudável", lamentou Silvia Morales, que também criticou a resposta da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente ao requerimento em que seu mandato questionou a remoção da vegetação.
"Derrubam árvores da noite para o dia, sem passar por Conselho do Meio Ambiente ou órgão de aprovação. Ele [o Executivo] tem o poder discricionário para fazer isso, mas 'passou a boiada'. A praça é pública, um bem comum do povo; não se pode chegar e transformá-la em outra coisa de uma hora para outra, sem discussão, sem questões jurídicas envolvidas", disse a vereadora.
Silvia Morales apontou que a retirada da árvores refletirá na formação de ilhas de calor e em maior impermeabilização do solo, favorecendo as enchentes na avenida Armando de Salles Oliveira. Ela criticou que a Prefeitura promova eventos de sustentabilidade, sem, no entanto, aplicar isso no município. "Aí falam de ESG. Para quem? Onde? Cadê a sustentabilidade da cidade?", perguntou.
Na avaliação da vereadora, "infelizmente as coisas estão piorando". Em requerimentos, ela também está questionando as intenções já manifestadas pelo Executivo para modificar a praça José Bonifácio e a área da antiga fábrica Boyes. Silvia Morales criticou a falta de audiências públicas e da participação de conselhos municipais na discussão. "Esse governo é inimigo do meio ambiente", declarou.