31 DE OUTUBRO DE 2023
"Piracicaba está indo na contramão daquilo que deveria ter sido objeto de estudos sobre enchentes, plantio de árvores e preservação das praças", disse Silvia Morales
Silvia Morales ocupou a tribuna durante a 62ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira
Com o telão do plenário reproduzindo notícias sobre eventos climáticos recentes que causaram transtornos em Piracicaba, a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, refletiu sobre os efeitos que ações como a derrubada de árvores e a impermeabilização do solo geram no meio ambiente. Ao ocupar a tribuna, durante a 62ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (30), a parlamentar citou como exemplo a forte chuva do último dia 26.
"Temos visto os eventos climáticos que têm ocorrido em todos os lugares, e em nossa cidade não é diferente. A chuva de quinta-feira arrastrou carros e alagou ruas, principalmente a [avenida] 31 de Março e também perto da rua XV [de Novembro] e na praça do Rolo [Antônio de Pádua Dutra, no Centro], que está toda impermeabilizada."
"Vemos que realmente Piracicaba está indo na contramão daquilo que deveria ter sido objeto de estudos sobre alagamentos, enchentes, plantio de árvores e preservação das praças", disse Silvia Morales, que cobrou do Executivo "atenção à questão ambiental".
"Infelizmente não temos visto um empenho, e não é de agora. Vários governos acabam deixando de lado essa questão ambiental, a restauração vegetal, a permeabilidade do solo, praças, parques, hortos, sem pensar nas ilhas de calor, no problema das mudanças climáticas. Deixo aqui, mais uma vez, a nossa indignação pelo que vem ocorrendo na cidade", completou a vereadora, que convidou a população para as audiências públicas que comandará, no dia 10, sobre a reforma proposta para a praça José Bonifácio e, no dia 22, sobre o destino da antiga fábrica Boyes.