
17 DE AGOSTO DE 2021
Durante o uso da Tribuna, Silvia Morales mostrou preocupação com o “colapso ambiental” do planeta
Silvia Morales (PV)
A questão climática e sua relação com a urbanização foi abordada pela vereadora Silvia Morales, do Mandato Coletivo A Cidade é Sua (PV). A vereadora ocupou a Tribuna, durante a reunião ordinária desta segunda-feira (16), e leu uma carta citando tópicos que evidenciam o “colapso ambiental” no planeta e os problemas ambientais em Piracicaba decorrentes da “urbanização desenfreada” da cidade. “Como 90% do território de Piracicaba é rural, a preservação ambiental é essencial para a qualidade de vida da população como um todo, principalmente para as atividades agrícolas e agropecuárias”, declarou.
Silvia Morales destacou que o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), formado por cientistas da ONU (Organização das Nações Unidas), divulgou, nesta semana, um relatório que evidencia a responsabilidade das ações humanas para o aquecimento do planeta. “Piracicaba é uma cidade de médio porte, e como diversos outros municípios, a ação do homem é percebida nos processos de urbanização desenfreada, ou seja, na produção imobiliária a qualquer custo, sem planejamento, causando impermeabilização do solo, enchentes, ocupações diárias e uma mobilidade caótica”, afirmou.
Na carta, a vereadora frisou que o Mandato Coletivo, enquanto PV (Partido Verde), tem o comprometimento de “trazer as pautas ambientais, tentar inverter esta desordem, e despertar a consciência sobre a necessidade e urgência da redução da emissão de gases efeito estufa”. Ela citou as ações de cunho ambiental realizadas em seu mandato através da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Escola do Legislativo e de fóruns.