
05 DE NOVEMBRO DE 2021
Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo "A Cidade é Sua", disse que hoje o número de favelas dobrou nos últimos anos
A vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua” subiu na tribuna nesta quinta-feira (4), durante a 42ª reunião ordinária, para destacar a situação das favelas em Piracicaba e no país. “Precisamos de cuidados com nossos projetos e planos de habitação de interesse social. São situações que demandam grande atenção”, disse a parlamentar ao usar os 10 minutos regimentais. A vereadora comentou características como precariedade, áreas densas, ruas estreitas, falta de saneamento, terrenos pequenos e diferentes dos delimitados pelo Plano Diretor.
Silvia Morales apresentou dados para explicar a importância de desenvolver projetos para melhorar questões da moradia e saneamento que, segundo a vereadora, precisam ser vistos sem marginalização e exclusão, pois lá estão a maior parte dos profissionais. “São trabalhadores de classe média e baixa, trabalhadores da construção civil, empregadas domésticas”, disse. A parlamentar ainda comentou que o empreendedorismo na favela gera cerca de 120 bilhões de reais por ano de acordo com Data Favela.
A vereadora comentou o projeto de lei que institui o dia da favela e que já passou pela CLJR (Comissão de Justiça, Legislação e Redação). Silvia Morales pontuou que o número de favelas dobrou nos últimos anos e algumas delas estão processo de regularização. “Alguma coisa está errada. Foram construídos conjuntos habitacionais e mesmo assim nós temos favelas”, disse.
Ainda durante sua fala, Silvia Morales convidou a população para participar da parada LGBTQIA+ “A parada não pode parar” no domingo (7) à noite no Teatro do Engenho.