PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 3 DE JULHO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE JUNHO DE 2024

Vereador questiona efetividade da modernização da iluminação pública


Cássio Luiz Barbosa solicita informações sobre contrato de R$ 45,9 mi para colocação de lâmpadas LED



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Requerimento de autoria do parlamentar foi aprovado na 36ª Reunião Ordinária



Na 36ª Reunião Ordinária da Câmara, nesta segunda-feira (17), o plenário aprovou o requerimento 740/2024, no qual o vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, solicita informações da Semozel (Secretaria de Obras e Zeladoria) sobre a modernização da iluminação pública, que prevê a colocação de luminárias LED em mais de 55 mil pontos. Esses serviços serão executados pela Empresa Alper Energia S.A., que venceu o edital 38/2023, pelo valor de R$ 45.982.548,21.

A empresa Alper Energia S.A. será responsável por efetuar a retirada completa das luminárias de vapor metálico e vapor de sódio, substituindo-as por conjuntos de iluminação pública com luminárias de tecnologia LED. A modernização da iluminação em Piracicaba já teve início, com a substituição das luminárias do tipo vapor metálico por luminárias LED na praça Imaculada Conceição, no bairro Vila Rezende. Tais dados são trazidos pelo vereador, no texto do requerimento.

No entanto, o vereador questiona os benefícios e a efetiva melhoria de contenção de gastos gerada por essa contratação. Ele solicita informações sobre os estudos que embasaram a afirmação de que a modernização resultaria em uma economia de energia elétrica acima de 50%, bem como relatórios detalhados que comprovem essa estimativa. Além disso, ele questiona se a CPFL foi consultada e se forneceu estudos sobre as novas instalações de iluminação.

Outro ponto levantado pelo vereador é a preocupação com os bairros menos favorecidos e as áreas rurais, questionando quais são os projetos para essas regiões. Ele também indaga sobre o destino das lâmpadas antigas, considerando o impacto ambiental que o descarte irregular pode causar.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Cassio Luiz

Notícias relacionadas