PIRACICABA, SÁBADO, 19 DE JULHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

26 DE SETEMBRO DE 2023

Vereador questiona agrupamento de empresas em sistema eletrônico


Requerimento de Laércio Trevisan Jr. busca informações sobre eventual agrupamento em um mesmo sistema de operações de MEIs, MEs e outras empresas do Simples Nacional



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Laércio Trevisan Jr. é autor do requerimento 825/2023, aprovado na noite desta segunda-feira (25)



O eventual agrupamento em um mesmo sistema eletrônico da prefeitura de operações envolvendo MEIs (Microempreendedor Individual), ME (Microempresas) e empresas enquadradas no regime Simples Nacional é questionado por meio do requerimento 825/2023, aprovado em plenário nesta segunda-feira (25), na 53ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba.

“Por que a prefeitura optou por agrupar as MEI, ME e empresas do Simples Nacional em um único sistema sem prévia comunicação aos contribuintes envolvidos, considerando que o objetivo principal da legislação federal era a regulamentação especificamente da Microempreendedor Individual - MEI? Qual o motivo e justificativa?  Quais os impactos dessa ação nas operações dos escritórios de contabilidade e contribuintes?”, pergunta Laércio Trevisan Jr. (PL), autor da propositura. 

O vereador, no texto do requerimento, traz que a mudança ocorreu “sem prévia comunicação ou esclarecimentos aos contribuintes envolvidos”, e que “essa ação súbita acabou por interromper as operações de diversos escritórios de contabilidade e contribuintes, gerando um verdadeiro caos tanto aos contribuintes quanto à arrecadação devido à não emissão de Notas Fiscais Eletrônicas NF-E”. 

Assim, o parlamentar indaga qual é o plano da prefeitura “para resolver o caos gerado pela interrupção das operações e a falta de emissão de NF-E” e, também os motivos da ação ter sido “tomada de forma súbita, sem uma transição adequada e explicação aos contribuintes afetados”. 

“Quais medidas serão adotadas para evitar que situações como essa se repitam no futuro, garantindo um maior planejamento e comunicação com os contribuintes envolvidos? Quem foi o responsável por esta operação?”, também pergunta o vereador.



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas