
25 DE ABRIL DE 2025
Renan Paes (PL) explicou sobre o sistema Muralha Paulista e o programa Smart Sampa
Vereador sugerea a aquisição de câmeras inteligentes pelo município para adesão ao sistema estadual
O vereador Renan Paes (PL) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Piracicaba, durante a 21ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (24), para explicar o apelo feito à Prefeitura para adesão ao programa Muralha Paulista, do Governo do Estado, e instituição de iniciativa semelhante ao Smart Sampa, da Prefeitura de São Paulo.
Segundo o vereador, o Muralha Paulista consiste no sistema de reconhecimento facial através do cruzamento de dados da Carteira Nacional de Habilitação, Secretaria de Administração Penitenciária, além de demais certidões e do Banco Nacional de Mandados de Prisão para a identificação de criminosos e procurados da Justiça.
Ele explicou ainda que a Prefeitura de São Paulo criou o programa Smart Sampa, que dispõe sobre a instalação de câmeras de videomonitoramento compatíveis com essa tecnologia para aderir ao sistema de reconhecimento facial.
"O Estado não tem câmeras, mas os municípios têm e por isso abriu-se para que as prefeituras façam esse convênio, adquirindo câmeras inteligentes que captam essas imagens e compartilham o sinal com a Secretaria de Segurança Pública. As imagens são processadas, faz-se o cruzamento de dados e emitem o alerta para os agentes de segurança que estão em serviço”, relatou.
Confira, no vídeo, o discurso completo do vereador.