PIRACICABA, DOMINGO, 23 DE FEVEREIRO DE 2025
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

13 DE FEVEREIRO DE 2025

Vereador discute melhorias na saúde pública em reunião com secretário


Encontro tratou de atendimento a pacientes com epilepsia, novas especialidades médicas e aprimoramento do sistema de agendamentos



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Melhorias no atendimento prestado pela rede pública municipal foi tema de reunião entre o vereador André Bandeira (PSDB) e o secretário de Saúde, Sérgio Pacheco. A reunião foi realizada nesta quarta-feira (12), na Prefeitura Municipal.

Entre os temas debatidos, foram abordados o atendimento a pacientes com epilepsia, ampliação de especialidades médicas e ajustes no sistema de agendamento de consultas.

O secretário se comprometeu a levantar dados sobre o número de pessoas com epilepsia atendidas pelo município, a fim de aprimorar o acompanhamento e a estrutura de atendimento a esses pacientes. O vereador André Bandeira destacou a importância de informações concretas para subsidiar a formulação de políticas públicas efetivas.

Outro tema abordado foi a ampliação dos serviços médicos especializados. Segundo o secretário, novas especialidades foram contratadas pelo sistema Sismetro para atender casos de urgência e emergência, incluindo neuropediatria, cardiologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia e cirurgia vascular. Para cada área, serão oferecidas quatro consultas semanais. Além disso, foi anunciado que a realização de ultrassonografias na rede pública terá início em 17 de fevereiro.

A unificação de dados dos pacientes também foi pautada na reunião. O secretário informou que a equipe técnica avalia alternativas para reimplantar o sistema anterior, “Olesteque”, ou buscar uma nova solução que melhore o fluxo de agendamentos e evite transtornos para os usuários do sistema público de saúde.

O vereador levantou a questão sobre o fornecimento de aparelhos auditivos, apontando que a gestão anterior havia garantido a eliminação da fila para 2024. Ele detalhou que a licitação para a compra dos aparelhos entrou no grupo de processos suspensos judicialmente pela atual gestão devido a vários fatores, sendo o principal o fato de Piracicaba estar pagando quase 40% a mais por aparelho em comparação com uma cidade vizinha, que comprava o mesmo produto da mesma empresa. Sérgio Pacheco se comprometeu a retomar o processo assim que for possível, a fim de atender a alta demanda da cidade.

A possibilidade de transferência da Unidade Básica de Saúde (UBS) Independência para um local maior, com capacidade de absorver a demanda crescente de atendimentos, também foi debatida. No entanto, ainda não há definições sobre a mudança.

A campanha Março Roxo, de conscientização sobre a epilepsia, foi outro ponto tratado no encontro. O secretário Sérgio Pacheco se comprometeu a apoiar a iniciativa com a distribuição de cartazes nas unidades de saúde e visitas às 74 unidades cadastradas. Além disso, ele manifestou interesse em trazer o programa Luci Montoro para a região, embora ainda não haja definição sobre como a implantação será feita.

Para o vereador André Bandeira, a reunião foi produtiva e a Secretaria de Saúde está comprometida em buscar soluções para aprimorar os serviços municipais. “A saúde pública precisa estar preparada para atender a população com qualidade e eficiência. Seguiremos acompanhando as demandas e propondo melhorias para garantir um atendimento adequado a todos”, afirmou.



Texto:  Assessoria parlamentar


Parlamentar André Bandeira

Notícias relacionadas