05 DE OUTUBRO DE 2021
"Democracia só se fortalece quando a gente dá oportunidade à população que não a tem, e você dá oportunidade quando amplia os espaços", afirmou Pedro Kawai.
Pedro Kawai ocupou a tribuna na reunião ordinária desta segunda-feira
O fechamento do Observatório Astronômico de Piracicaba foi repercutido pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), na tribuna, durante a 36ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (4). O parlamentar criticou o governo Luciano Almeida (DEM) pela decisão e reforçou sua posição contrária a outras medidas que vêm sendo tomadas na cultura e na educação.
"Falei várias vezes: o governo tem total liberdade de atuar, dentro das prerrogativas, mas nós, os 23 vereadores, temos todos os direitos de contrariar e não aceitar a decisão do prefeito. Não posso concordar com o fechamento do Observatório, assim como não concordo com a mudança da Pinacoteca", afirmou Kawai, que disse ter apresentado sugestões ao Executivo, mas que "em nenhum momento" foi chamado pelo prefeito para uma conversa.
"Quando o senhor quiser, pode chamar, estou aberto para a discussão da Pinacoteca, da sondagem que estão fazendo com a Biblioteca, do projeto do Engenho Cultural. Também não concordo com a paralisação do cursinho pré-vestibular e o fechamento de uma biblioteca para ampliar uma escola; acho que poderia se ampliar a escola sem fechar as bibliotecas."
O vereador criticou o argumento do Executivo pelo encerramento de atividades em espaços culturais com baixa visitação recente, desconsiderando o impacto da pandemia. "Democracia só se fortalece quando a gente dá oportunidade à população que não a tem, e você dá oportunidade quando amplia os espaços. Por que não se investiu em reforma do Observatório para manter a segunda maior luneta do Estado de São Paulo?", questionou Kawai.