
05 DE FEVEREIRO DE 2021
Unidades em construção e reforma em Anhumas e Ibitiruna foram percorridas por Gilmar Rotta e secretários Filemon Silvano e Augusto Muzilli Junior
USF de Anhumas está em fase final de construção e deve funcionar ainda neste semestre
Distantes 36,5 e 40 quilômetros da área central, os distritos rurais de Anhumas e Ibitiruna terão um reforço na estrutura de saúde pública para as suas comunidades: a construção de uma USF (Unidade de Saúde da Família) e a reforma do UBS (Unidade Básica de Saúde), respectivamente. Nos dois casos, os recursos para as obras vieram de emenda parlamentar estadual e federal, por meio da atuação do vereador Gilmar Rotta (Cidadania). Na manhã desta quinta-feira (4), o parlamentar visitou as duas obras, com o secretário Filemon Silvano e o subsecretário Augusto Muzilli Junior, responsáveis pela Secretaria Municipal de Saúde.
O vereador Gilmar Rotta aproveitou a visita para propor ao secretário Filemon Silvano e ao subsecretário Augusto Muzilli Junior a cessão de um automóvel para as duas unidades, que utilizariam em sistema de revezamento. Segundo o parlamentar, isso facilitaria o acesso dos agentes comunitários de saúde às residências.
“Como a zona rural é muito extensa, é imprescindível que o agente comunitário esteja nas residências para atender a população. Porém, o profissional não tem como fazer o deslocamento. A proposta é que um carro fique três dias em Anhumas e dois dias em Ibitiruna”, declarou Gilmar Rotta.
O secretário Filemon Silvano lembrou que a atual Administração Municipal está há pouco mais de um mês em atuação e faz o diagnóstico da situação na cidade. “Viemos avaliar as duas unidades, por solicitação do Gilmar Rotta, e pudemos conhecer as estruturas, que, ao serem readequadas, proporcionarão a melhoria de atendimento às comunidades. Faremos uma gestão mais próxima, que atenda às necessidades, e para isso estamos abrindo um canal de diálogo”, definiu.
Prestes à etapa final, a USF (Unidade de Saúde da Família) do distrito de Anhumas é construída por meio da emenda parlamentar destinada pelo ex-deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame, articulada por Gilmar Rotta e Ary de Camargo Pedroso Jr. (Solidariedade) e pela ex-vereadora Nancy Thame, hoje secretária da Sema (Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento).
Ela teve sua construção iniciada em abril de 2020 e segundo os operários deve ser entregue até o final de fevereiro. A instalação elétrica foi concluída hoje e, agora, as equipes finalizam as esquadrilhas metálicas nas janelas. Depois disso, precisa receber os equipamentos, para que então possa entrar em funcionamento.
A USF fica em frente à unidade antiga, na outra margem da estrada Rosa Francelina de Abreu, que passou por ampliação em 2006, porém, insuficiente para atender a demanda do bairro, conforme os 11 funcionários que trabalham no local.
O agente comunitário de saúde Jean Carlos Vicente e o enfermeiro Tércio Porto conduziram Gilmar Rotta e os secretários às antiga e nova unidades. Segundo eles, um dos benefícios do novo prédio é a acessibilidade, que beneficiará, além das pessoas com deficiência, a população idosa. “Serão muitos pontos positivos com a nova obra. Na unidade antiga, por exemplo, quando acontece o atendimento pediátrico, às quartas-feiras, o enfermeiro fica sem consultório”, disse Jean.
Com investimentos de R$ 687.407,96, a nova área de 300 metros construídos é composta por clínica odontológica, consultórios e salas de inalação, além de sala de espera, sala de atividades coletivas e farmácia. Os sanitários serão exclusivos para os usuários masculino e feminino, além de adaptados para ostomizados.
Além disso, a visita foi acompanhada pelos integrantes da Comissão Local de Saúde, Maria do Rocio Passarinho, Dalva Aparecida Desidério de Oliveira e Antenor Toledo. Eles destacaram a necessidade de melhoria na rede de telefonia e internet no bairro, como forma de aprimorar o contato dos profissionais da USF com a Secretaria de Saúde.
Ao percorrer o local, Gilmar Rotta identificou a necessidade de cobertura da área externa, para que possa abrigar a farmácia da unidade. Os secretários concordaram da necessidade da melhoria e informaram que estudarão as alternativas para viabilizar a execução.
Para a reforma da UBS do distrito de Ibitiruna, localizada entre as ruas Ribeirão Claro e Piracicaba, o investimento é de R$ 162.949,17, sendo parte dele proveniente de emenda parlamentar do deputado estadual Roberto Morais, também a partir de uma articulação do vereador Gilmar Rotta.
Na visita, Gilmar e os secretários foram recebidos pela agente comunitário de saúde Lyvia Fuzaro Libardi da Rocha e pela enfermeira Veridiana Bragagnolo. Hoje, a equipe é composta por oito profissionais, que prestam atendimento na capela do bairro.
Em Ibitiruna as mudanças serão significativas e incluem desde remodelação da recepção, sanitários para pacientes (também acessíveis para pessoas ostomizadas), consultórios para atendimento médico, ginecológico e odontológico, dispensário de medicamentos, copa, entre outras melhorias. A expectativa é que a conclusão da obra, iniciada em novembro de 2020, ocorra em novembro deste ano.