
18 DE MARÇO DE 2025
André Bandeira (PSDB) requer cópias de documentos do processo; líder do governo explica sobre retomada da construção de escola no Nova Iguaçu
Vereador André Bandeira (PSDB) quer detalhes sobre a fiscalização da obra pelo Poder Executivo
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 12ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (17), o requerimento nº 219/2025, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), que solicita informações sobre a obra de construção de uma escola municipal no bairro Nova Iguaçu. O documento reitera o requerimento nº 56/2025, também de autoria do parlamentar, que alega não ter recebido cópias dos documentos solicitados.
De acordo com André Bandeira, a construção foi iniciada na gestão do ex-prefeito Luciano Almeida, em junho de 2024 e paralisada em janeiro deste ano, no início do governo do atual prefeito Helinho Zanatta (PSD). Conforme o documento, a unidade deverá contar com 13 salas de aula, quadra poliesportiva coberta, área externa para recreação e estacionamento, com investimento total de R$ 6,8 milhões.
No requerimento, o vereador questiona quantas medições foram realizadas na obra, quais foram os valores pagos, qual foi a forma de contratação e ainda solicita o envio de documentos, como notas fiscais, empenhos, processo completo, notificações e o laudo de vistoria. Quer saber ainda se havia um diário de obras e quais foram as justificativas da empresa para as deficiências técnicas apontadas na construção. Questiona também se foi aplicada penalidade à empresa.
Ao discutir o requerimento, o líder do governo, Josef Borges (PP) explicou que a obra foi paralisada porque a Secretaria de Obras encontrou deficiências técnicas na execução. Após a elaboração de um laudo técnico, foram feitos os apontamentos para a construtora, que se dispôs a corrigir os problemas. De acordo com Josef Borges, a obra foi retomada, sob intensiva fiscalização, conforme determinado pelo prefeito. Garantiu ainda que, para a secretária de Educação, Juliana Vicentin, a segurança dos alunos é prioridade. O parlamentar informou ainda que, com a unidade, serão criadas 360 novas vagas para educação infantil. Confira, no vídeo, o a discussão do requerimento pelo vereador.