PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 3 DE ABRIL DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

01 DE ABRIL DE 2025

Tribuna Popular: orador enaltece importância do servidor público


Servidor público Antonio Carlos Lopes Gonçalves fez apelo por correção salarial negociada de forma contínua



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Servidor público Antonio Carlos Lopes Gonçalves abordou o tema “Conscientização da negociação salarial, situação, melhorias a servidores”






O servidor público Antonio Carlos Lopes Gonçalves foi o orador da Tribuna Popular, durante a 16ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (31). Ele abordou o tema “Conscientização da negociação salarial, situação, melhorias a servidores”. No discurso, ele disse que atua há 19 anos no serviço público como secretário de escola. E salientou a importância do trabalho prestado pelos funcionários municipais perante o contribuinte.

“O funcionalismo coloca em prática quase tudo o que um governo municipal planeja. Entrega para o contribuinte tudo o que investiu em impostos. É como uma máquina, o servidor público tem seu papel na engrenagem de um organismo que faz acontecer lá na ponta, na escola, no atendimento de uma unidade de saúde”, afirmou. “Somos nós que o contribuinte vai encontrar em primeiro lugar”.

Ele disse que o objetivo do discurso foi sensibilizar sobre a importância do funcionalismo. “Toda vez que saímos de casa e vestimos a camisa de servidor público, ligamos uma chavinha que se chama orgulho, raça, vontade de vencer mais um dia”, colocou. “Em 19 anos, nunca vi um servidor público com má vontade. Sou servidor público com muito orgulho, muita fé e amor pelo que eu faço. Damos 120%, mais do que temos por amor à profissão e sabendo que do outro lado do balcão tem um contribuinte que é igual a mim”.

O orador abordou a necessidade de uma correção salarial para o funcionalismo de forma contínua e não apenas no período de negociação em função do elevado custo de vida em Piracicaba. Apontou que a defasagem salarial atualmente é muito grande, incluindo benefícios, como a cesta básica, que é avaliada em R$ 270.

Ele fez um apelo aos vereadores para que essa questão seja observada por ocasião da votação da Lei Orçamentária. “É aí que começa a nossa luta para que o nosso salário não seja tão defasado. Quando a gente luta, não é porque a gente quer esfolar os cofres públicos, é porque a gente precisa”, disse, ao lembrar que muitos profissionais pagam cursos e aperfeiçoamentos do próprio bolso e se desdobram em horas extras por causa da falta de concursos públicos para o preenchimento de vagas.

O tema também foi comentado pelo vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira. “Nunca vi profissionais tão comprometidos com a educação como em Piracicaba. É sensacional o trabalho deles e merecem o nosso respeito”, avaliou. Confira, no vídeo, o discurso completo do orador.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Imagens de TV:  TV Câmara


Tribuna Popular

Notícias relacionadas