
14 DE AGOSTO DE 2018
Vereador sugere convênio entre a Prefeitura de Piracicaba e empresas privadas (como hotéis e restaurantes) das cidades que oferecem tais atendimentos de saúde.
Para reduzir as despesas de custeio com que pacientes em tratamento fora de domicílio (TFD) têm de arcar, o vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), está propondo à Prefeitura que firme convênios com empresas privadas (como hotéis, restaurantes e lanchonetes) das cidades que oferecem tais atendimentos de saúde.
"Esse convênio traria aos nossos munícipes descontos nas situações em que necessitam fazer ou acompanhar o tratamento fora de domicílio", avalia Tozão, salientando, na indicação encaminhada à Prefeitura, que seu gabinete tem sido procurado por várias pessoas com esse mesmo pedido.
Vale lembrar que o TFD é um instrumento legal que visa garantir, via SUS (Sistema Único de Saúde), tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem quando esgotados todos os meios de atendimento. Consiste em uma ajuda de custo ao paciente e em alguns casos também ao acompanhante, limitada no período estritamente necessário ao tratamento e aos recursos orçamentários existentes.