PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

02 DE ABRIL DE 2019

Título de Cidadão Piracicabano será entregue a Helder do Prado Souza


Projeto de decreto legislativo é de autoria da vereadora Nancy Thame



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Propositura foi aprovada na noite desta segunda-feira (1º), na 16ª reunião ordinária



Por meio do projeto de decreto legislativo 68/2018, a Câmara entregará a Helder do Prado Souza o Título de Cidadão Piracicabano. A propositura foi aprovada na noite desta segunda-feira (1º), na 16ª reunião ordinária. A homenagem é de autoria da vereadora Nancy Thame (PSDB).

Docente e coordenador do curso de especialização em ergonomia da Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba), Helder é natural de Campinas, nasceu em 7 de fevereiro de 1960. É filho de Benedito de Sousa (eletricista) e Laura Ribeiro do Prado Sousa (costureira). É casado com Lúcia Inês Rugoni Sousa e pai de Giselli Russell, Gustavo Rugoni Sousa e Luciana Rugoni Sousa. Helder é avô de Guilherme Rugoni Sousa Trevisan e Amy Ann Russell.

É graduado em fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e especialista em ergonomia pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

Cursou o ensino fundamental e médio em escola pública e foi aprovado, aos 17 anos, no vestibular para a faculdade de Ciências Médicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, para o curso de fisioterapia, que concluiu no ano de 1981.

Sua primeira atividade profissional foi como educador do então Movimento Brasileiro de Alfabetização, o Mobral, em que alfabetizava jovens, adultos e idosos.

Como fisioterapeuta, sempre atuou nas áreas de reabilitação física neurológica, desenvolvendo ações de estímulo precoce de crianças com deficiência motora e múltiplas.

Em 1986, a convite da médica pediatra e sanitarista brasileira Zilda Arns, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, passou a ser voluntário da Pastoral da Criança, atuando na orientação e capacitação de líderes comunitários e mães participantes do programa.

Em 1989, trabalhou na Prefeitura de Campinas e na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde realizou assistência a pacientes e exerceu a função de docente do curso de fisioterapia.

No mesmo ano, prestou concurso e foi aprovado para ministrar aulas na Unimep, instituição em que permaneceu como docente até o ano de 2016, ministrando aulas de ginecologia obstetrícia e pediatria.

Durante o período de 2001 a 2004, além da docência, foi assessor parlamentar na Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Em 2006 concluiu a especialização em ergonomia, pela Universidade Federal de Minas Gerais e Unimep. A partir de então, passou a trabalhar no Cerest (Centro de Referência e Saúde do Trabalhador de Piracicaba) Dr. Alexandre Alves, exercendo atividades de vigilância em saúde do trabalhador e desenvolvendo ações e projetos na área da prevenção, assistência e capacitação em saúde do trabalhador.

Como docente, ministrou aulas em várias instituições, como Senac, Colégio PoliBrasil e Sest-Senat.

Helder Prado tem a fotografia como hobby e retrata diariamente as paisagens da cidade de Piracicaba, como o rio Piracicaba, sua fauna, flora e diversos patrimônios naturais e históricos.

Uma importante mostra de suas fotografias foi intitulada de O Pescador de Imagens, realizada no hall do Centro Cívico, que, segundo Helder, o título se justifica pelo fato de que “o manancial trouxe mais que inspiração, trouxe o desejo de capturar imagens que, embora retratem o mesmo cenário, deslumbram na diversidade de luz e da natureza que insiste em manter o rio vivo, para nossa sorte”, disse. Ele também é autor da exposição As Aves do Rio, no Casarão do Turismo e no NEA (Núcleo de Educação Ambiental).



Texto:  Ana Caroline Lopes
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas