PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

29 DE MARÇO DE 2019

Tanquinho receberá homenagem pela 45ª Festa do Milho Verde


Festa ocorre desde 1975 por meio do Centro Rural de Tanquinho



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Propositura é de autoria do vereador Lair Braga



A Câmara aprovou, na noite desta quinta-feira (28), na 15ª reunião ordinária, a moção de aplausos 47/2019, de autoria do vereador Lair Braga (SD). Por meio da propositura, o parlamentar homenageia o Centro Rural de Tanquinho pela realização da 45ª Festa do Milho Verde.

De acordo com o texto da moção, o Centro Rural de Tanquinho foi fundado em 27 de julho de 1969 e, com muita dedicação e colaboração da comunidade, iniciativa privada e ações compartilhadas com a Prefeitura de Piracicaba, obteve engajamento nas atividades fins dos centros rurais.

O Centro Rural de Tanquinho conta, atualmente, com 12 funcionários contratados (três médicos; duas enfermeiras; um fisioterapeuta; um dentista; uma secretária/auxiliar; um atendente; dois zeladores e um motorista).

A realização de maior destaque de lá é a Festa do Milho Verde, e da mesma se obtém recursos que são utilizados, principalmente, na educação, saúde, esportes e infraestrutura, além de manter as dependências do Centro Rural de aproximadamente 37 mil metros quadrados e 7.500 metros quadrados de área construída, além de outras 40 mil metros quadrados de área arrendada e duas praças e duas áreas verdes.

A festa foi uma iniciativa da diretoria do Centro Rural, com o objetivo de divulgar um dos mais importantes cereais e que constitui uma das principais fontes energéticas na alimentação humana e animal. A festa também tem o objetivo de obter recursos para o desenvolvimento de serviços à comunidade de Tanquinho e bairros circunvizinhos (aproximadamente 3.500 pessoas).

A primeira grande Festa do Milho Verde aconteceu em 2 de março de 1975 e contou com a presença de aproximadamente 10 mil pessoas. Atualmente, o evento faz parte do calendário turístico do Estado de São Paulo e do município de Piracicaba, e é um dos maiores eventos do gênero no Estado.

A partir de 2011, o Centro Rural de Tanquinho se tornou responsável pela produção de todo milho verde utilizado no evento, arrendando terra (40 mil metros quadrados) e obtendo conhecimento de manejo, adubação, controle de pragas, através do desenvolvimento de dissertação de mestrado e tese de doutorado com alunos e docentes do Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura). Com relação à qualidade dos quitutes a partir do milho, destaca-se o projeto desenvolvido com apoio da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

A última edição da festa, em 2018, atraiu aproximadamente 25 mil pessoas, sendo 45% de fora da cidade. Levantamento realizado em 2018 aponta a participação de público de 21 cidades da região. 

Este ano, a 45ª Festa do Milho Verde de Tanquinho, foi realizada nos dias 16,17, 22, 23 e 24 e continua neste fim de semana (dias 30 e 31 de março), com shows musicais todos os dias do evento, com duplas, trios e bandas do interior do Estado de São Paulo, em ritmos variados, em dois diferentes palcos.



Texto:  Ana Caroline Lopes
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Lair Braga

Notícias relacionadas