23 DE OUTUBRO DE 2023
Vereador Gustavo Pompeo é autor do requerimento que deu origem às homenagens na Câmara
Homenagens foram entregues no Salão Nobre na noite de sexta-feira (20)
Dez profissionais foram homenageados pela Câmara Municipal de Piracicaba nesta sexta-feira (20), por ocasião das duas décadas de atuação do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador). Uma reunião solene aconteceu no Salão Nobre Helly de Campos Melges, a partir do requerimento 706/2023, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante).
Dos profissionais em atuação, foram reconhecidos a técnica de enfermagem Adriana Maia, o responsável técnico e médico do trabalho José Durval Fraga Moreira, a médica do trabalho Ecléa Bravo, o engenheiro de segurança do trabalho Eduardo Buoso, o fisioterapeuta Paulo Jose da Silva Montanher e a especialista em epidemiologia em saúde do trabalhador Sandra Renata Canale Duracenko.
O parlamentar também homenageou os que já deixaram o Cerest: a assistente social Lucilene Belatto Calcidoni Pacheco, que atuou por 14 anos; Nancy Albuquerque, que atuou de 2006 até o ano de 2018; a auxiliar de enfermagem Maria Aparecida da Silva Sartori, que permaneceu no órgão até 2019; e Mara Alice Batista Conti Takahashi, que atuou como supervisora da equipe de reabilitação profissional.
Presidente do Fórum Permanente de Cidadania, Justiça e Cultura de Paz e do Fórum Permanente de Educação para o Trânsito, Gustavo Pompeo disse que o Cerest tem sido um dos principais parceiros para as ações de ambos os fóruns. “Sou motoboy de profissão. Sei o quão duro é o quão a categoria sofre no mundo moderno”, citou. “É necessário apoiar a causa, unir forças e olhar para a saúde do trabalhador. Somos todos humanos e produtivos para o nosso país”, completou ele.
A diretora do Cerest, Clarice Aparecida Bragantini, disse que muitas demandas ainda fazem parte do Cerest e que elas “dão força para tocar em frente”. Ela declarou ainda que as ações são para a melhoria do ambiente de trabalho, para que sejam evitados acidentes e problemas relacionados à saúde do trabalhador.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, José Luiz Ribeiro, trouxe sua história profissional para destacar os avanços na área nos últimos anos. Ele disse ter ingressado no setor metal mecânico em 1976 e, a partir de 1980, como funcionário da Dedini Indústrias de Base. “Não tínhamos luva, sapatão, convênio médico, uniforme, máscara e óculos. As coisas foram se modernizando e o Cerest chegou em um bom momento: inovou a relação da saúde do trabalhador em nossa cidade e no Brasil. Hoje, estamos comemorando a preservação da vida”, disse.
Ao se pronunciar em nome dos homenageados, o médico José Durval Fraga Moreira fez referência ao pesquisador da Fundacentro, José Marçal Jackson Filho. “Ele falou que o Cerest é um caso de sucesso, que merece ser estudado. É uma entidade que ganhou destaque nos âmbitos municipal, regional, estadual e brasileiro, e até mesmo com publicações no exterior.”
Também a partir das declarações do secretário José Luiz Ribeiro, José Durval disse que sempre trabalhou na iniciativa privada. “A minha postura lá é a mesma que tenho aqui. Uma das questões que valem a pena ser estudadas é o que nos une e nos torna eficientes no Cerest. Somos pessoas muito diferentes, mas temos a visão da saúde do trabalhador. Não somos contra nada, não somos individualistas e nossa equipe é composta por pessoas brilhantes”, disse.
Seguindo a máxima de que "o trabalho enobrece o homem", José Durval acredita que o trabalho é para trazer "saúde, bem-estar e não doença". Ele completou: "nossa luta no Cerest é por transformar o trabalho nessa coisa mais nobre na vida: dar satisfação, grandeza e sentido de realização".
Já Karina Corrêa Contiero, diretora do Centro de Vigilância em Saúde, enalteceu o órgão pela realização da 25º Sempat (Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho), que teve início no dia 16. “Todos que estão ali dão mais do que o exigido, vão além. O Cerest é referência, é um modelo a ser seguido”, declarou.
Quem também acompanhou as homenagens foi Milton Costa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil. Ele disse que o Cerest contribuiu para a mudança “na característica e na condição de ambiente seguro e saudável de trabalho”.
Antes do encerramento da solenidade, Gustavo Pompeo quebrou o protocolo e solicitou ainda o depoimento de Antenor Varolla, que faz parte do Cerest desde a sua fundação, e de Alessandro José Nunes da Silva.