24 DE OUTUBRO DE 2017
Dez trabalhadores foram reconhecidos pela Câmara em cerimônia promovida por Marcos Abdala nesta terça-feira.
Solenidade homenageou dez trabalhadores do comércio de Piracicaba
A reunião solene pelo Dia do Comerciário, realizada no salão nobre da Câmara, na noite desta terça-feira (23), não foi só de reconhecimento a dez profissionais que atuam num dos setores que sustentam a economia de Piracicaba, mas também de dois anúncios de impacto positivo para o dia a dia do trabalhador.
Autor da solenidade, o vereador Marcos Abdala (PRB) comunicou que o prefeito Barjas Negri (PSDB) confirmou para o próximo ano o prolongamento até as 18h do período de funcionamento de uma das creches municipais, com o objetivo de atender especificamente aos trabalhadores do setor que encerram o expediente nesse mesmo horário.
O parlamentar creditou a conquista a uma campanha iniciada em todo o Estado por Luiz Carlos Motta, presidente da Federação dos Comerciários de São Paulo, e destacou que a novidade se soma a outros benefícios que a categoria tem obtido por meio do sindicato local. Em sua fala durante a solenidade, Abdala atribuiu a força do comércio em Piracicaba ao empenho dos trabalhadores e elogiou a sensibilidade dos homenageados no atendimento ao público.
O outro anúncio da noite veio de Pedro Cruz, gerente de projetos da Secretaria Municipal de Governo, que revelou a conversa para trazer duas novas redes de supermercado para Piracicaba. Ele enalteceu os empresários que, diante da crise econômica no país, geram oportunidades de trabalho. "Temos que aplaudir, porque é difícil hoje a colocação de profissionais no mercado. Temos muitos jovens, da mais alta competência, à procura de emprego", observou.
Presidente do Sindicato dos Comerciários de Piracicaba, Antônio Roberto Previde cobrou maior valorização da categoria, que abrange 7 mil trabalhadores, e criticou a entidade patronal pela proposta de conceder reajuste de 1,23%. "Não querem saber de conversa; querem dar só R$ 20 de aumento", lamentou.
O dirigente também fez críticas ao governo Michel Temer (PMDB) pela série de medidas que prejudicam o trabalhador. "Direitos estão sendo retirados, e vão tirar a aposentadoria também. Vamos brigar em Brasília para que isso não aconteça. O comerciário que trabalha em pé 8 horas por dia não conseguirá trabalhar 40 anos para se aposentar. Se não nos unirmos, o trator vai passar, pois esse governo não pensa na população, mas em se salvar."
Primeiro-secretário da Mesa Diretora, o vereador Pedro Kawai (PSDB) elogiou os profissionais da categoria. "O comerciário sai de casa, deixando sua família, para poder se dedicar a outras pessoas, com amor e carinho. É uma profissão que, às vezes, não é reconhecida pelos próprios clientes, que se esquecem de que quem os atende não tem nada a ver com seus problemas e descontam no comerciário, que está lá sempre com o sorriso no rosto."
Uma das homenageadas, Daniele Rocha Amaral agradeceu o reconhecimento prestado pela Câmara. "Trabalhamos para atender da melhor maneira possível nossos clientes, com dedicação, profissionalismo e sempre com um sorriso no rosto", disse a comerciária, que, em seguida, dirigiu frases a seus colegas homenageados. "Acreditem que as coisas vão dar certo. O segredo é não desistir, nem parar de sonhar. Motivem-se todos os dias pela vitória e deem seu melhor."
Além de Daniele, que é funcionária da loja Márcia Mello, foram homenageados Bruno Estabelini Zanatta, da São Geraldo Tintas; Camila Urbano Passeri Limongi, da Charm Cosméticos; Edimilson José Regonha, da Cella Calçados; Juliana Piromal Teixeira, da Polar Distribuidora de Produtos para Sorvetes; Marcelo Cominato, da Humanitarian; Neide Antônia Furoni, da Enxoval Esteves; Patrícia Barbosa de Almeida, da Loja Ket & Bros; Rigoberta Nunes de Oliveira, da Coop - Cooperativa de Consumo; e Rodrigo Santos Reis, da Hyundai Caminho.
Também prestigiaram a solenidade o capitão Vinícius Figueiredo, do 10º Batalhão da Polícia Militar do Interior, o subtenente Luiz Fernando Barbosa, do Tiro de Guerra, o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Piracicaba, Antônio Pedro Carvalho, e a secretária do Sincomerciários, Vanessa Fernanda.