09 DE JANEIRO DE 2025
Claudia Carreño Gil, campeã panamericana de Kickboxing recebeu moção de aplausos, conforme iniciativa do vereador Pedro Kawai
Wilson Teodoro, Claudia Carreño Gil, Arthur Paron, Pedro Kawai
A atleta piracicabana Claudia Carreño Gil, de 36 anos, recebeu moção de aplausos da Câmara Municipal de Piracicaba pela conquista do 1º lugar no Campeonato Panamericano de Kickboxing, realizado no Chile, em novembro. De autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), a moção 219/2024 destaca que a lutadora começou a praticar o esporte em agosto de 2023 e, já no ano seguinte, ingressou no universo das competições, em temporada que foi “mágica”, com cinco disputas e cinco títulos, onde o bom trabalho a levou à quarta colocação do ranking mundial em sua categoria.
A entrega da honraria aconteceu na manhã desta quinta-feira (9), 9 horas, em ato solene nas dependências do hall de entrada do salão nobre Helly de Campos Melges. Na oportunidade, o vereador Pedro Kawai destacou a importância da Câmara, com o respaldo dos 23 vereadores, em consonância com a população piracicabana em contemplar a atleta, que já neste ano de 2025 tem a meta de ir ao Mundial de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. "A trajetória de Claudia mostra que é possível, onde importa o quando começar", enfatizou o parlamentar no exemplo da atleta, que serve de referência não só para o esporte, mas em outras áreas, como na educação, contribuindo para a formação de muitas crianças e jovens que sonham de um dia também "chegarem lá".
Acompanhada pelo amigo Arthur Paron, além de seu instrutor técnico, Wilson Teodoro, Claudia Carreño Gil agradeceu o reconhecimento da Câmara e falou da alegria em representar Piracicaba e o Brasil nas competições. "Até chegar lá foi uma grande estrada percorrida", sintetizou a atleta ao discorrer sobre o seu despertar para o esporte e a disposição da busca pelos resultados.
Wilson também enalteceu a conquista de Cláudia e, discorreu sobre os processos e desafios em que a atleta se prontificou a enfrentar, sendo que o princípio de tudo foi acreditar num ideal a ser almejado. "Cheguei para ela e disse que poderia mudar a vida dela", disse o treinador ao discorrer sobre a trajetória vencedora de Claudia, que além das recentes conquistas já almeja competições na China.
No teor da moção de aplausos, o vereador Pedro Kawai destaca que com a conquista no Chile, a piracicabana chegou ao 4º lugar no ranking mundial da categoria low kick (ringue), sendo que esse foi apenas um dos vários títulos da temporada. A primeira competição foi a Copa Tatame, que ocorreu em Bauru, na categoria de tatame kick light e foi campeã. Logo depois, a atleta foi para o Campeonato Paulista, em Osasco, onde lutou no tatame (ligh contact) e na categoria de low kick no ringue, conquistando as duas categorias. Claudia também participou do Campeonato Brasileiro, em Vila Velha/ES, em junho, onde lutou apenas na categoria de ringue, low kick.