PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 10 DE ABRIL DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

18 DE FEVEREIRO DE 2025

Câmara aprova moção a estudante por premiação internacional


Propositura do vereador Pedro Kawai (PSDB) foi aprovada durante a reunião ordinária na noite desta segunda-feira (17)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Moção de aplausos 1/2025 foi aprovada durante a reunião ordinária desta segunda-feira (17)



Durante a 5ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, na noite desta segunda-feira (17), foi aprovada a moção de aplausos 1/2025, do vereador Pedro Kawai (PSDB), em reconhecimento à estudante piracicabana Juliana Zatarin. A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo "A Cidade é Sua", solicitou a coautoria da homenagem.

A moção destaca a conquista de Juliana Zatarin, de 15 anos, única brasileira premiada no Concurso Internacional de Cartas do Pulitzer Center. A competição, intitulada "Nossas Florestas e Oceanos", buscou incentivar jovens a praticar a escrita persuasiva e a ação cívica em defesa do meio ambiente. A estudante, que frequenta o Liceu Terras do Engenho, disputou com mais de 700 participantes da América Latina de 15 a 24 anos.

Em sua carta, endereçada à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, Juliana expressou preocupação com os impactos das mudanças climáticas e propôs soluções para mitigar seus efeitos. O prêmio concedido à estudante inclui o valor de U$ 250 (cerca de R$ 1.500) para a implementação de uma ação ambiental na comunidade onde vive.

Para participar do concurso, era necessário selecionar uma reportagem publicada pelo Pulitzer Center nas categorias Florestas, Oceanos e Clima e Trabalho. Juliana escolheu o artigo "Mais extensos do mundo, mangues amazônicos são ameaçados pelas mudanças climáticas", publicado em abril de 2024. O texto aborda a biodiversidade dos manguezais amazônicos e os riscos enfrentados por esse ecossistema devido às alterações climáticas.

A orientação da estudante no concurso ficou a cargo da professora de língua espanhola Sandra Del Valle, que participou do treinamento oferecido pelo Pulitzer Center, ao lado de outros 19 orientadores da América Latina. As professoras de redação Tamara Oliveira e Debora Alves também colaboraram na preparação da aluna.

Entre os demais premiados estavam Gabriela Samaan, da Venezuela, e Delinda Kajekui, do Peru, na categoria Florestas; Diana Ariza, da Colômbia, e Andrea Márquez, da Venezuela, na categoria Clima e Trabalho; e Saray Pérez, da Venezuela, na categoria Oceanos.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Educação Legislativo Meio Ambiente Pedro Kawai

Notícias relacionadas