
18 DE FEVEREIRO DE 2025
Homenagem de Pedro Kawai contempla uma entidade que atua em projeto formativo, de acolhimento e assistência para crianças em situação de vulnerabilidade
Naira, Pedro, Marcus, Leandro, Gabriela, Allyf
A Câmara Municipal de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), na moção de aplausos 192/2024, aprovada por unanimidade, na 66ª Reunião Ordinária, em 2024, parabeniza a Organização Gaia + pelos 10 anos de fundação em Piracicaba. A entrega da honraria aconteceu na manhã desta segunda-feira (17), nas dependências da Ong, rua Dona Santina, 291, Vila Rezende, mediante a presença de diretores, professores e colabores do projeto.
A diretora Executiva da Gaia+, Gabriela dos Santos, ao lado de sua mãe, que também integra a diretoria da entidade, Naira Pacifico receberam a honraria da Câmara e, registraram a satisfação pela homenagem, com destaque ao trabalho que a Gaia+ se pauta em dinamizar projetos formativos, com atuação no acolhimento e assistência para crianças em situação de vulnerabilidade, por meio da assistência social, dos esportes e da cultura, o que abrange 82 crianças, do 1º ao 4º ano, do ensino fundamental, na faixa etária dos 5 aos 10 anos.
Os colaboradores, Leandro Moeda Zambello e Marcus Nunes, além de Allyf Winkert, professor de música e Giulia Valeriano, da oficina de dança e a estagiária de comunicação, Julia Justo também falaram da alegria pelo reconhecimento da Câmara, por intermédio da moção de aplausos, frente às atividades que desenvolvem com o grupo de crianças, onde a maioria é proveniente da região norte da cidade, distrito de Santa Teresinha.
O vereador Pedro Kawai, na leitura do texto da moção enalteceu o papel da Câmara, em consonância com a população, no reconhecimento da trajetória de trabalho que a organização se pauta em Piracicaba, no atendimento social e, contribuindo com a formação do aluno no contraturno escolar.
Trajetória - fundada em outubro de 2014, em Piracicaba, a Gaia+ é reconhecida nacionalmente por seus projetos voltados para a promoção dos direitos humanos e a inclusão social. Qualificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), a instituição é auditada anualmente e detém o selo A+ de Gestão e Transparência. Além disso, possui o Certificado de Reconhecimento de Entidade Promotora dos Direitos Humanos e faz parte do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Piracicaba.
Ao longo dos anos, a organização foi eleita seis vezes entre as 100 melhores do Brasil, sendo premiada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha pelo seu Melhor Projeto Social. A missão da Gaia+ é “possibilitar que as pessoas atinjam o máximo de suas potencialidades por meio da educação, ampliando a consciência e a compaixão, para construirmos um mundo melhor”. Esses valores se refletem na oferta de programas que acolhem grupos diversos e no desenvolvimento de eventos específicos voltados a populações minorizadas.
Entre as parcerias da Gaia+ estão o Hospital Israelita Albert Einstein, a Emory University (EUA), o Instituto Ayrton Senna, a Universidade Federal de Goiás e o Fundo Pranay.
No Brasil a Gaia nasceu em São Paulo, em 2009 para construir um mercado financeiro mais humano. Com mais de R$ 20 bi em operações, era composto por empresas de investimentos de impacto (Gaia Impacto) e tradicionais (Planeta). Em março de 2022, a Planeta foi vendida. Os recursos da venda e as ações da Gaia foram doados para a ONG, criada com objetivo de fazer investimentos de impacto. O Grupo seguiu com o mesmo time e, principalmente, os mesmos valores e causas, sendo que todo o lucro foi destinado para causas sociais por meio dos próprios projetos.
A Ong promove a educação de habilidades socioemocionais para crianças em vulnerabilidade e professores da rede pública, para que atinjam o máximo de suas potencialidades. O trabalho desenvolvido foca na teoria e prática de conceitos como compaixão, autocompaixão, garra, resiliência e gratidão, onde se busca imaginar um mundo em que a educação com compaixão esteja presente nos espaços de aprendizagem, fortalecendo pessoas, para que possam tomar decisões conscientes para um mundo melhor.
O projeto em Piracicaba já transformou a vida de mais de 800 crianças, desde 2015. Também são desenvolvidas atividades esportivas, onde se desenvolve a empatia, a consciência corporal, o espírito esportivo e a interdependência, com atividades de diversas modalidades. Além de atividades de arte e cultura, com oficinas diversas, onde se trabalha a criatividade, o senso crítico e celebração da autenticidade e a sensibilidade das crianças.
Atividades de saúde também é destaque na organização, como a promoção do bem-estar físico e mental, incentivando hábitos saudáveis e que colaboram para a qualidade de vida e autoestima das crianças. A entidade atua em dois projetos (Gaia+ Crianças e SEE Learning), que são focados na infância e nos educadores, com referência ao legado educacional de Paulo Freire, que diz que a educação não transforma o mundo, a educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo.
Diversos colabores apoiam o projeto: Aline Fernandes (Gestão de pessoas - VIP), Allyf Winkert (Educação social), Amanda Cerqueira (Gestão de pessoas - VIP), Eduardo Pacífico (Projetos educacionais Diretor da ONG Gaia+), Emerson Fernandes (Diretor), Flávia Lima (Projetos educacionais Educação social), Gabriela Pacífico (Parcerias e impacto Diretora), Gerusa Correa (Assistência social Piracicaba),Giulia Felicio (Educação social), Jéssica Freitas (Comunicação e conteúdo), João Pacífico (Diretor), Laura Isis (Administrativo Piracicaba), Leandro Zambello (Educação social), Marcus Mendes (Educação social), Marília Camargo (Parcerias e impacto), Naira Pacífico (Gestão pedagógica Piracicaba), Priscila Navarro (Diretora), Rodrigo Ruschel (Projetos educacionais Educação social), Sayuri Morinaga (Comunicação e conteúdo), Thais Galesi (Educação social) e Valentin Conde (Projetos educacionais Educação social).