PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE SETEMBRO DE 2018

Solenidade celebra centenário da imigração japonesa em Piracicaba


Homenagens, lançamento de livro, abertura de exposição e estreia de documentário acontecem na Câmara



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador Pedro Kawai, primeiro representante nipo na Câmara, é autor das atividades



Os 100 anos da imigração japonesa em Piracicaba serão comemorados na Câmara nesta sexta-feira (7), às 9h, no Salão Nobre Helly de Campos Melges, com reunião solene do vereador Pedro Kawai (PSDB) para homenagear 10 integrantes da comunidade nipo-piracicabana. Na ocasião, haverá a estreia do documentário "Kansha: 100 anos da imigração japonesa", a abertura da exposição "Olhares Reminiscentes" e o lançamento de livro homônimo do jornalista e escritor Cecílio Elias Netto.

Serão homenageados Emílio Takao Umebayashi, Francisco Komatsu, Hélio Yukio Takaki, Imari Mori, Kássia Kishino Kawai, Naoki Kawai, Pedro Isamu Mizutani, Sussumo Sato, Yukiko Mayeda e Tadao Matsuoka. Eles atuam em diferentes segmentos na cidade, como esportes, medicina, comércio, indústria e ensino, se destacam pelo empreendedorismo e trabalho voluntário, e mantém as tradições japonesas, por meio do Clube Nipo-Brasileiro de Piracicaba.

Ainda na solenidade, haverá o lançamento do documentário "Kansha: 100 anos da imigração japonesa em Piracicaba", produzido por estagiários e servidores do Departamento de Comunicação. São 30 minutos de vídeo, que contém 28 entrevistas e que valoriza a cultura japonesa por meio do odori, taikô, minyo e o kendo.

O documentário é assinado pelos estagiários Débora Bontorim, Felipe Stevanatto, Lucas Lima, Sidney Luis Brock Pinheiro Jr., Thais Passos e Thales Charbel Medeiros, além dos ex-estagiários Larissa Morais e Maíra Bacellar. A produção mobilizou os servidores Davi Negri, Fabrice Desmonts, Gustavo Annunciato e Marcio Bissoli. A direção é de Valéria Rodrigues, diretora do Departamento de Comunicação.

No hall do salão nobre da Câmara será possível conferir a exposição "Olhares Reminiscentes", composta por retratos em preto e branco dos personagens entrevistados no documentário e ilustrações do estagiário de design gráfico Felipe Stevanatto. As imagens são dos estagiários Sidney Junior e Thaís Passos e a curadoria dos fotojornalistas Davi Negri e Fabrice Desmonts.

Ao final da solenidade, o jornalista e escritor Cecílio Elias Netto lançará o livro "100 Anos da Imigração Japonesa em Piracicaba", que reúne informações históricas com estórias vivenciadas pelo autor com amigos japoneses. A obra traz textos nos idiomas japonês, português e inglês, é editada pela B2 Comunicação, sob a supervisão do Icen (Instituto Cecílio Elias Netto), e conta com as participações dos jornalistas Ronaldo Victória e Arnaldo Branco Filho. Os autógrafos do livro serão no Clube Nipo (avenida do Café, 611, Paulista), onde estão programadas apresentações culturais.

A reunião solene poderá ser assistida ao vivo pela TV Câmara Piracicaba, nos canais 60.4 em sinal digital, 8 da Net e 9 da Vivo TV, e no Facebook e YouTube da Câmara.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas