A honraria da Câmara foi conferida pelo vereador Paraná, em solenidade nesta sexta-feira (9), em reconhecimento ao trabalho social de Santina na região do Monte Líbano
A Câmara de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Aldisa Vieira Marques, o Paraná (PPS), no decreto legislativo 34/2018, concedeu o Título Honorífico de “Líder Comunitário” à Senhora Santina Ortiz Maia, integrante assídua da Igreja Católica Imaculada Coração de Maria, com atuação na região do bairro Monte Líbano, em relevantes trabalhos sociais, no atendimento de mais de 40 crianças, de zero a seis anos, para pesagem e controle da obesidade infantil e o acompanhamento alimentar.
A reunião solene para a entrega da honraria aconteceu na sala de reuniões "Walter Ferreira da Silva", segundo andar do prédio anexo da Câmara, rua Do Rosário, 833, às 19h30, sob a coordenação do mestre de Cerimônias, Clodoaldo Marreto. Amigos, familiares e integrantes da Pastoral compareceram ao evento, sendo que Santina Ortiz Maia recebeu a honraria da Câmara ao lado de seu padrinho, José Elair Franco.
Na formação da mesa de honra, o autor da solenidade, o vereador Paraná presidiu os trabalhos da noite, ao lado do Diretor Estadual do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Martim Vieira Ferreira, que também integra o quadro de funcionários da Câmara, no cargo de jornalista, no Departamento de Comunicação. E, que na solenidade fez a leitura bíblica. Além de uma saudação em reconhecimento ao relevante trabalho social e trajetória humanística da líder comunitária.
Na entrega do título o vereador Paraná destacou a importância da Câmara conceder a honraria em reconhecimento ao relevante trabalho social que Santina desenvolve na região do bairro Jardim Monte Líbano.
Santina Ortiz agradeceu o recebimento da homenagem e enfatizou a satisfação em ser reconhecida pela Câmara de Piracicaba no trabalho que realiza, em prol das crianças carentes.
Na sequencia da solenidade foi apresentado um vídeo sobre a trajetória histórica de Santina Ortiz Maia, que nasceu em Natingui, distrito de Ortigueira (PR), em 2 de novembro de 1958. Filha de Felis Maia e Rosaira Maia. Deixou seus familiares e veio para Piracicaba no ano de 1989, tentando uma vida melhor, chegando aqui arrumou trabalho, e no ano seguinte conseguiu trazer toda sua família para junto de si.
Santina sempre lutou pela causa da comunidade e, com incentivo da população concorreu às eleições para vereadora no ano de 1988, em sua cidade, mas ficando em segundo lugar, sendo a suplente de seu partido.
Dona Santina, como é carinhosamente chamada ficou conhecida no bairro onde reside, como uma pessoa dedicada à família e ao próximo, sempre ajudando a comunidade, mesmo com suas limitações físicas, tendo que recorrer à um par de moletas para melhor se locomover. Ela é membra assídua da igreja Católica Imaculada Coração de Maria e, criou laços de amizade com toda a região do bairro Monte Líbano.
Sempre envolvida com a obra, e muita amiga da Senhora Clarice, uma das coordenadoras da área, recebeu o convite para participar da Oficina Contínua Integrada. Em 2013, fez o curso preparativo na Pastoral da criança, recebeu o título de líder e o certificado da oficina Contínua Integrada.
Dona Santina está há cinco anos à frente da Pastoral, e hoje é voluntária, e cuida de 40 crianças. Um dos trabalhos especiais é o controle da obesidade infantil, com a pesagem das crianças e o acompanhamento alimentar. Santina também faz visita para as famílias mais necessitadas do bairro e também em hospitais. Hoje a Pastoral atende crianças de zero a seis anos de idade.
Dona Santina se tornou referência no bairro que reside, sendo procurada pelas famílias sempre que é necessário um acompanhamento mais de perto.
Para abrilhantar a solenidade, a cantora Silvana Emerick, acompanhada do tecladista Edirlei Félix de Palma interpretou as músicas Deus é Deus, além de Por Amor.