
11 DE MARÇO DE 2019
André Bandeira entregou moção de aplausos na sexta-feira.
André Bandeira foi o responsável pela homenagem
O vereador André Bandeira (PSDB) homenageou com a moção de aplausos 6/2018 os 45 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. A entrega aconteceu na sexta-feira (8) na Mostra Lápis e Batom, alusiva ao Dia Internacional da Mulher.
O Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em 1974, em meio à ditadura militar, numa iniciativa corajosa de um grupo de jornalistas, artistas e intelectuais que costumavam se reunir no antigo bar Café do Bule e desejavam inserir uma mostra de humor gráfico no Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba.
Os responsáveis viajaram, então, ao Rio de Janeiro, em 1972. Lá, Alceu Marozzi Righeto, Adolpho Queiroz e Carlos Colonnese estabeleceram contato com o jornal "O Pasquim" e apresentaram o projeto ao cartunista Jaguar, que aprovou a ideia.
Na sequência, um grupo maior, encabeçado por Luiz Antônio Lopes Fagundes, na época secretário municipal de Turismo, e que contava com Alceu, Adolpho, Colonnese, Roberto Antonio Cera, Ermelindo Nardin e Luis Mattiazzo, apoiado pelo então prefeito Adilson Maluf, resolveu criar o Salão de Humor de Piracicaba.
"Ao completar 45 anos, o Salão de Humor de Piracicaba é considerado um dos mais importantes do mundo no universo das artes gráficas e continua cumprindo seu papel na valorização do desenho de humor: um espaço de reflexão, revelando talentos, mostrando os profissionais consagrados e resgatando autores e obras históricas", diz André Bandeira.