
01 DE ABRIL DE 2025
Vereador Marco Bicheiro (PSDB) questiona a Prefeitura sobre possível estudo para melhorias no local
Vereador Marco Bicheiro (PSDB)
Na última segunda-feira (31), durante a 16ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, foi aprovado o requerimento 266/2025, de autoria do vereador Marco Bicheiro (PSDB), que solicita informações ao Executivo sobre um possível estudo de viabilidade para a revitalização da Praça José Bonifácio, localizada no centro da cidade.
O documento destaca a importância das praças públicas como espaços essenciais de convívio social e aponta diversos problemas na José Bonifácio, entre eles estão a falta de conservação, deficiências no paisagismo, limpeza precária e infraestrutura comprometida, como luminárias com fiação exposta, colocando em risco frequentadores, especialmente crianças. Além disso, a praça se tornou um local de moradia para pessoas em situação de rua.
Marco Bicheiro questiona sobre a existência de um projeto de revitalização da praça, incluindo paisagismo, reforma de luminárias, manutenção do piso, limpeza e reforma dos bancos; a possibilidade de intensificação do patrulhamento da Guarda Civil no local, tanto no período noturno quanto diurno; a frequência da lavagem da praça pela administração municipal; e a existência de programas de acolhimento e reinserção social para as pessoas em situação de rua.
JUSTIFICATIVAS - A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo "A Cidade é Sua", relembrou uma audiência pública realizada na gestão anterior, onde foi apresentado um projeto que previa acabar com praticamente todas as árvores da praça.
Bicheiro reforçou a gravidade da situação: "É um absurdo o estado em que a praça se encontra, é uma verdadeira calamidade pública, com fiação exposta e pisos irregulares. É um cartão-postal da cidade, que não pode ser abandonado", disse.
O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) criticou a falta de segurança. "A situação atual mais parece um galinheiro do que uma praça. A responsabilidade pela falta de segurança pública é, principalmente, do ex-prefeito Barjas Negri. Temos que pontuar o que aconteceu no passado. Resposta do secretário em audiência pública foi de que em novembro de 2023 começaria a reforma, não fizeram", disse
Já o vereador Gustavo Pompeo (Avante) reforçou a precariedade do local: "Hoje, a praça está impossível de ser utilizada para lazer".