
15 DE ABRIL DE 2025
Festa das Nações tornou-se o maior evento local de incentivo ao trabalho voluntário
Há 40 edições, Festa das Nações tem a missão de arrecadar recursos para auxiliar entidades beneficentes
A Câmara Municipal de Piracicaba promove, nesta quarta-feira (16), às 19h30, reunião solene em comemoração à 40ª edição da Festa das Nações. A solenidade, que acontece no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, atende ao requerimento nº 177/2025, de autoria dos vereadores Fábio Silva (Republicanos) e Gustavo Pompeo (Avante).
Com a missão de arrecadar recursos para auxiliar entidades beneficentes que atuam em diversas causas sociais na cidade, a Festa das Nações tornou-se o maior evento local de incentivo ao trabalho voluntário. A festa também auxilia na aproximação entre as entidades, voluntários e empresas em prol das causas sociais.
O evento ocorre ao longo de cinco dias no Engenho Central e oferece inúmeros pratos típicos de países como África do Sul, Alemanha, Áustria, Brasil, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, Japão, México, Moçambique, Nações Árabes, Portugal, Reino Unido, República do Congo e Suíça. Realizada pela Fenapi (Associação Festa das Nações de Piracicaba), a Festa das Nações é promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, com organização da Secretaria Municipal de Governo. Uma parte dos recursos é oriunda da Lei de Incentivo à Cultura, via Ministério da Cultura do Governo Federal.
“Graças à disposição e a força de trabalho dos voluntários, esse evento vem sendo realizado há mais de 40 anos, unindo diversas pessoas em prol do social, que é o que dá sentido à Festa das Nações”, defenderam os vereadores, no requerimento.
Serão homenageados, na solenidade, a ex-primeira-dama do município, Rosa Maria Bologna Maluf, que instituiu a Festa das Nações, em 1984; a atual primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkiria Callovi, o representante das entidades, João Quartucci; a representante das voluntárias, Helena Renata Granato Turco e o representante dos voluntários, João Humberto Toledo Ricci. Na ocasião, o presidente da Fenapi, Fábio do Amaral Sanches, ainda receberá a moção de aplausos nº 38/2025, de autoria dos vereadores Gustavo Pompeo e Fábio Silva.
A solenidade terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (nos canais 11.3 da TV digital, 4 da NET e 9 da Vivo TV) e também poderá ser conferida nos perfis oficiais da Câmara, no Facebook e no YouTube, além do site camarapiracicaba.sp.gov.br.