
25 DE AGOSTO DE 2023
Câmara abrirá espaço para que integrantes do projeto falem dos benefícios de usar resíduos de podas de árvores na agricultura
Requerimento de Silvia Morales foi aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira
Por solicitação da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, o primeiro expediente da 48ª Reunião Ordinária, no próximo dia 4, será suspenso por até 30 minutos para que representantes do Tritura Pira falem sobre o que é o projeto e seus benefícios. A iniciativa visa estabelecer procedimentos, vinculados aos processos da Prefeitura, para o uso dos resíduos de podas de árvores na agricultura, conciliando sua destinação adequada com o apoio à produção local de alimentos saudáveis.
Falarão, como representantes do Tritura Pira, a coordenadora de educação e políticas públicas do Projeto Corredor Caipira, Karine Faleiros, e o produtor agroecológico do Sítio São João, Júlio Puppin.
O Tritura Pira conta com a participação de integrantes do Projeto Corredor Caipira, do Sítio São João, do Sítio São Benedito, do Sítio Kuaíra, da Chácara Cachoeira Comprida, da Chácara Brasil, da Casa do Hip-Hop, no Movimento Tô Aqui, do USP Recicla, da Amazonita Paisagismo, da CSA Piracicaba (Comunidade que Sustenta a Agricultura) e da Organização Agroecológica Piracicaba. Apoiam a iniciativa o mandato coletivo A Cidade é Sua, as secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento e de Assistência e Desenvolvimento Social e o Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental.
As propriedades participantes do projeto-piloto têm a função de criar indicadores e monitorar a quantidade de resíduo necessária por hectare, as formas de recebimento do material, seu transporte e distribuição, além dos melhores procedimentos para a trituração e a incorporação no solo.
Com os dados gerados pela experiência-piloto, pretende-se expandir o acesso e o uso do material triturado a outros agricultores, comunidades e hortas urbanas comunitárias, "apoiando uma produção mais sustentável, a geração de trabalho e renda e a segurança e a soberania alimentares", destaca Silvia Morales no requerimento 700/2023, aprovado nesta quinta-feira (24), na 45ª Reunião Ordinária.
A vereadora enaltece o propósito do Tritura Pira ao distribuir um material que, produzido a partir de resíduos da arborização urbana, é "rico para a cobertura de solo na agricultura" e, portanto, "não deve ser destinado como rejeito". Em 2023, integrantes do projeto estão à frente dos chamados "Dias de Campo" realizados no Sítio São João, na Casa do Hip-Hop, em propriedade da Aliança de Misericórdia e na Chácara Cachoeira Comprida.