
26 DE JANEIRO DE 2021
Mandato Coletivo reuniu-se com secretário João Marcos Thomaziello e levou questionamentos de diretores, professores e funcionários de escolas
Reunião foi realizada na tarde desta terça-feira (26)
A preocupação com a retomada das aulas presenciais, trazida por pais, alunos, professores, diretores e funcionários de escolas, foi abordada em reunião da vereadora Silvia Morales, do Mandato Coletivo a Cidade é Sua (PV), com o secretário municipal de educação João Marcos Thomaziello. O encontro, realizado na tarde desta terça-feira (26), teve a participação do membro do Mandato Coletivo, Pablo Delvage, e dos assessores do secretário, Iara Morales e Douglas Cortez.
Thomaziello, que já se manifestou publicamente sobre o assunto, esclareceu ao Mandato Coletivo que o município segue as determinações do Plano São Paulo e detalhou os cuidados que serão tomados para a segurança dos alunos, o cronograma de funcionamento e carga diária de aulas no regime presencial. “A gente não quer isolamento, a gente quer distanciamento”, afirmou o secretário. Ele declarou que o retorno das aulas é “providencial nesse momento”, porém, com muitos cuidados e com toda a parte dos protocolos, que incluem medição de temperatura, uso da máscara, luvas e álcool em gel.
Com a “função de mediar e buscar o melhor entendimento para retomada”, o Mandato Coletivo apresentou ao secretário um relatório com questionamentos de diretores, professores e funcionários de escolas sobre diversos temas. Além da retomada das aulas, o secretário esclareceu dúvidas em relação a terceirização da merenda escolar, a descentralização do Numape (Núcleo de Educação Especial) e os problemas que esta política vem causando, o 14ª salário na educação, a função gratificada e o plano de carreira para professores, tema do qual o secretário declarou ser favorável.
A vereadora Silvia Morales também questionou o secretário sobre a entrega do “kit merenda” e como diretora da Escola do Legislativo, convidou a Secretaria de Educação para participar de projetos. “Achei que fomos muito bem recebidos, que o secretário está disposto a ouvir e também está se familiarizando com a educação municipal, já que ele vem da educação estadual. É um início de conversa e a gente pretende ajudá-lo no que for preciso para que a educação municipal tenha um bom caminho nesses quatro anos”, disse a vereadora.
Pablo Delvage, membro do mandato coletivo, entende que o secretário João Marcos Thomaziello ainda está traçando o funcionamento da Secretaria e afirmou que o Mandato Coletivo vai manter o diálogo com a pasta para que os funcionários da educação continuem sendo ouvidos.